AGENDA CULTURAL

2.3.22

Em meio à guerra, busca a poesia


 Em meio ao campo de batalha, um soldado ucraniano chamado Zhenya Perepelitsa despertou a atenção das redes sociais ao buscar na poesia alguma coisa que traduzisse o atual momento em que vive o povo da Ucrânia, invadida pela Rússia na última terça-feira (22/2).

“Eu me pergunto, quem vai acreditar que a selva da minha alma foi queimada até as cinzas pelo fogo do seu amor”, recitou Zhenya em persa para as lentes do fotógrafo Alex Lourie, que foi o responsável por fazer o vídeo viralizar nas redes sociais.
Os versos citados por Zhenya fazem parte de um poema persa do iraniano Hamid Mosadegh, intitulado: “Quem lhe dará a notícia da minha morte?”. Em uma tradução livre, o tema central do poema seria a curiosidade de saber qual seria a reação da pessoa que amamos ao saber a notícia de nossa ida, além de uma melancólica declaração de amor.
Ao citar o poema em persa, e chamar a atenção do fotógrafo que estava trabalhando aos arredores de Kiev, Zhenya parece expressar um pouco da incerteza que possivelmente ronda a cabeça de ucranianos desde o início da ação militar coordenada por Vladimir Putin.
Até a última semana, Zhenya parecia viver uma vida como qualquer outra pessoa comum, e que era compartilhada em seu perfil no Instagram. Agora, em vez de momentos com a família e os dois filhos, junto dos amigos ou de seu cachorro, o ucraniano é visto em meio à uma guerra, buscando na poesia algum sentido e conforto para a atual realidade daqueles que vivem em meio ao conflito. metropoles.com!

Nenhum comentário: