AGENDA CULTURAL

17.7.22

Os ogros serão dizimados? - Alberto Consolaro

Ogros assustam e devem ser combatidos, mas existem aqueles que disfarçam em pele de carneiro!
Os ogros estão se dando mal com suas mentiras, grosserias, assédios, assassinatos e estupros diários. Aqui e em outros países e continentes, estão caindo um a um! Ogro é um lendário monstro europeu que devora seres humanos também chamado de bicho-papão pelos pais zombeteiros para amedrontar as crianças. O termo “ogro” vem do latim “orcus” e significa inferno.

Até dez anos anteriores era mais difícil dar exemplo de um ogro, hoje a resposta é imediata se pedirmos três exemplos! Ogro é grosseiro, grotesco, assediador, sem cultura e educação no trato com as pessoas e nem liga para elas! Imaturo, inseguro, inculto e como sempre, é autoritário, sem noção e covarde só assustando crianças, mulheres e vulneráveis. Frente a uma cara mais feia ou a uma atitude inteligente e culta, o ogro foge como o diabo a ver uma cruz.

Nas fábulas, muita gente tem dó de ogros, mas está nos livros sagrados que “quem poupa o lobo, condena as ovelhas à morte”! Os lobos e ogros não titubeiam e nem abrem diálogos, golpeiam impiedosamente. Sem qualquer coerência, o ogro não quer que sejam grosseiros, mal-educados e mentirosos com ele, quando então se mostra ofendido ou magoado! Tadinho ...

AUMENTARAM?

Há dez anos era mais difícil encontrar um ogro, que se escondiam com vernizes de educação no meio de uma família e pareciam ter vergonha de se revelarem. Nos últimos anos, tiraram suas capas de cordeiros e revelaram os ogros e lobos que são.

Um dia desses me peguei falando com um ogro que, para variar, só me disse mentiras! Ele esperava reação de minha parte, pois o ogro só sabe brigar, xingar e provocar confusão a qualquer custo. Ele já levanta de manhã pensando qual a confusão ou estupidez que irá fazer naquele dia. Ouvi, desejei bom dia e sai elegantemente, pois para um ogro, a vacina é a indiferença!

No mundo atual os ogros estão sendo depostos, destituídos, exonerados e não eleitos ou reeleitos. Parece que as pessoas estão aprendendo e deixando de lado os ogros. Parece que está funcionando o que disse George Orwell: “Numa época de tantas mentiras, dizer uma verdade é um ato revolucionário!” Que tal dizermos apenas verdades e desinfetar nosso mundo destes ogros monstruosos.

Quando se fala de ogro já se pensa em mostro horroroso na aparência disforme e deselegante! Mas tem ogros de ternos caros, posados e de todos os tipos como o “frágil” e “inocente”. Os ogros gritam, mandam, destratam, humilham, constrangem como se fosse normal. E nas reuniões de trabalho e nas dos condomínios, no trato com os filhos, pais e irmãos? E como tratam quem lhe atende no comércio e os prestadores de serviço? Ogro não conversa, ele grita, manda e rosna. Como se relaciona com garis e porteiros? Grosseria e estupidez representam falta plena de cultura, mesmo os que tem “diploma”, o que não representa nada mais do que um pedaço de papel se não for acompanhado de verdadeira humanidade pelo portador.

REFLEXÃO FINAL

Teorias explicam que o número de ogros não aumentou no mundo, foi a internet que deu voz aos grosseiros, estúpidos e deselegantes. Agora a exposição excessiva está fazendo as sociedades colocá-los nas suas reais e diminutas dimensões. Ninguém engana a todos o tempo todo! O professor Miguel Reali, um dos grandes reitores que a USP teve, certa vez escreveu: “A cortesia é a antessala da ética.”

Não tem como ser honesto, ético, solidário e bondoso, sendo grosso, estúpido, mal-educado, autoritário e usando palavreado chulo e inoportuno. Cortesia oferece amabilidade e polidez no agir e cumprimentar, podendo ser um gesto de doação ou uma gentileza a outra pessoa. Cortesia é esperar o momento oportuno para se expor e defender suas convicções, concordando ou discordando, sem ofensas pessoais. O oposto de cortês é malcriado ou malvado.

Você conseguiria mentalmente listar, em 30 segundos, o nome de três ogros? 

Alberto Consolaro  

Professor Titular da USP  
FOB de Bauru
consolaro@uol.com.br  

Nenhum comentário: