AGENDA CULTURAL

17.3.24

Corumbá-Bolívia

 

Comércio na Bolívia
Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Corumbá-MS.  Cidade longínqua, que nunca chega, este é o sentido de seu nome em tupi-guarani. Saímos de Bonito-MS com o busão com seus 24 passageiros, almoçamos em Miranda-MS, mas Corumbá nunca chegava. 

Capital do Pantanal. Título honorifico dado a Corumbá para quem queria ser capital do Estado do Pantanal possível no estado, em vez de Mato Grosso Sul, criado em 1977 e instalado em 1979. Uma manobra do ex-presidente Ernesto Geisel para que o seu partido, Arena, tivesse mais um estado para governar. A oposição chamava-se MDB.

Placa exposta na porta da suíte

Nesses três dias na cidade, percebi que a palavra fronteira foi pronunciada por todos os habitantes, já que se limita com a Bolívia e o Paraguai. Por essas bandas brasileiras, a fisionomia indígena está no rosto de seus habitantes, principalmente dos mais pobres.    

Durante os três dias em poitamos em Corumbá, nos hospedamos no Hotel Santa Mônica. Neste hotel, no quarto 606, o ex-presidente Jânio Quadros e sua esposa Dona Eloá, ficaram confinados por determinação dos militares por 120 dias (1968). Tal fato é apresentado com honra pela empresa hoteleira.

Defronte ao hotel, região central (rua Antônio Maria Coelho), há uma boca-de-fumo, ou loja de conveniência de pobre, cujos proprietários são gente dos povos originários. Lá, pedi assento e cerveja, liguei meu celular para assistir ao jogo Palmeiras e Ponte Preta. Todos me olharam com desconfiança, mas nem me incomodei. Foi lá, pelo Youtube, que vibrei pelos cinco gols do Verdão.

Colegas de viagem me chamaram para uma sessão de música ao vivo. Respondi que não: "tenho jogo do meu time". Assim vivi a alegria de uma vitória durante uma excursão. Fanático? Acho que sim.

Noutro dia, fomos pôr o pé em solo boliviano. Por duas coisas valeu a pena a locomoção: dizer que estive na Bolívia e bebi a cerveja Paceña, fabricada no país. Aquele trecho da fronteira parece mais um camelódromo. Chamariz para brasileiros pelo baixo preço, mas nem tanto, já foi o tempo do Shopping China. O Calçadão de Araçatuba oferece mais produtos chineses.

Conhecer o Brasil profundo, a pobreza de nossa América Latina é um dever. A Taça Libertadores nos ensinou muito de nossos vizinhos, mas ainda nos falta algo mais.

AQUÁRIO MUNICIPAL DE BONITO-MS

Estive com excursionistas visitando o Aquário de Bonito-MS. Fui conhecer de perto e vivos os peixes da região.

Pantanal não é um pântano, mas um bioma, que com a Amazônia e a Mata Atlântica, forma a natureza do Centro-Oeste brasileiro.

O aquário é um presente do município ao turista para que conheça os habitantes das águas pantaneiras. Ele é localizado no centro de Bonito – MS e é recheado de informações sobre as principais espécies de peixes da Serra da Bodoquena e do estado do Mato Grosso do Sul. Há até espécies híbridas criadas pelos cientistas. 


3 comentários:

Anônimo disse...

120 anos ?!? Confinados ?! Kkk

Sueli disse...

Viajávamos muito para Corumbá de trem com meu pai, o trem saía às 18 horas de um dia e só chegava às 18 do dia seguinte, viagem longa e muito boa pra curtir, ainda tenho primos e primas morando lá.

Hélio Consolaro disse...

Corrigi: 120 dias. Obrigado.