Hélio Consolaro
A vida que é só feita de chão perde um pouco o sentido, nos deixa uma pessoa chata. A vida precisa ter também encantamento, prazer, poesia.
Às vezes, percorro a cidade com os olhos do estranhamento, como se fosse um turista, sem saber quem é o prefeito e quem são os vereadores, livre dos problemas que me corroem, absorto, e redescubro sua beleza.
No geral, aquela cidade desgastada pela rotina do cotidiano recupera o vigor, ganha força dentro de mim e eu nela. Esses momentos solenes são importantes na vida das pessoas e da coletividade, dá mais vontade de viver.
Assim, tento valorizar e viver o presente, sem esperar que ele seja passado. A saudade mora no meu coração como hóspede. A saudade é uma moradora dos corações dos saudosistas.
Em novembro, haverá momentos solenes para a tribo da literatura e da cultura em Araçatuba, com participação de meus 33 leitores, quando deverão se fazer presentes para compartilhar a alegria de existir.
Haverá a entrega do prêmio aos vencedores dos concursos: contos Cidade de Araçatuba (Prefeitura de Araçatuba); poesia Osmair Zanardi (AAL) e prêmio Apeoesp de Literatura Infanto-Juvenil -concurso Adriana Guimarães – (AAL e Apeoesp).
Tudo isso acontecerá na sessão solene da Academia Araçatubense de Letras, no dia 17 de novembro (sexta-feira), 20h, na Câmara Municipal de Araçatuba, com animação musical do coral da Apeoesp.
E haverá posses. Como acadêmico, dos escritores Maria Luzia Villela e Pe. Charles Borg; como socioacadêmicos correspondentes de Sônia Penin e Joaquim Cavalcanti de Oliveira Neto, ambos araçatubenses e moradores da cidade de São Paulo; admissão como membro honorário da AAL de Waldman Biolcati, do Curso Anglo, pela colaboração constante com a cultura e a literatura de Araçatuba..
Haverá também a palestra da professora Leila Leite Hernandez, com o tema “Viagens com Bagagens II – Todas as Áfricas”. Ela é doutora em Sociologia pela PUC-SP. Professora de História da África Contemporânea - USP. Autora dos livros: “Os filhos da Terra do Sol - A formação do Estado Nação em Cabo Verde”, e “A África em Sala de Aula.Visita à História Contemporânea”. Ela trará para sua palestra o viés do escritor Mia Couto. Um presente do Sesc – Birigüi - Araçatuba.
Em 1.º de dezembro, véspera de feriado, no Varanda Eventos, jantar lítero-musical organizado pela acadêmica Cidinha Baracat. Dessa vez, com ar-condicionado e muita comida. Adesão: 3624 7638, animado musicalmente por Pepa, Mauro Rico, César Menezes e Quero.
A poesia existe, deixe que ela faça folia em sua vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário