AGENDA CULTURAL

10.8.08

A vaca foi pro brejo


Hélio Consolaro

O boteco Bate Forte estava cheio de barrigudinhos, comemorava o Dia Nacional da Cerveja na sexta-feira, consumo propício com a ocorrência de um veranico. Faca Amolada e Caneta Louca, esbaforidos, atendiam aos pedidos que vinham aos gritos:

- Uma cerva bem gelada!

- Uma porção de tremoço!

Seu Sugiro gritou logo:

- Eu sugiro espetinhos de filé miau! Bom, salgadinho, tira-gosto garantido! Tem também espetinhos de queijo.

Os pedidos choveram para alegria do japonês churrasqueiro.

Havia no bar um clima, preparado por Dona Assunta e Amelinha para se comemorar o Dia dos Pais. A dupla Marmita & Passa Fome entoaram a música Couro de Boi, que se inicia com uma declamação: “Conheço um velho ditado, que é do tempo dos agais/ Diz que um pai trata dez filhos, dez filhos não trata um pai...”

Gordo entrou com sua colher de pau:

- A gente não é pai, é paiaço! Mãe é toda paparicada, para o pai sobram algumas migalhas. Os filhos sô vêem o bolso do pai...

Jackie Abelhuda entrou na conversa:

- Também, vocês não se fazem amar, são rudes, ausentes do lar. Veja aqui, quantos pais estão aqui em vez de estar convivendo com suas famílias!

Houve um silêncio geral. De repente, ouviram-se soluços. Era Burguês, mamado, com as emoções à flor da pele:

- Nem sei se domingo vou receber algum presente! Com certeza, nem me vão telefonar.

Nesse momento, Marmita & Passa Fome cantaram a música de Tio Carreiro: A Vaca Foi pro Brejo: “Mundo velho está perdido / Já não endereita mais/ Os filhos de hoje em dia já não obedece os pais / É o começo do fim / Já estou vendo sinais...” Todos aplaudiram de pé! O alto astral voltou ao Bate Forte. Nisso, Bicho Grilo, depois de a música terminada, foi ao microfone e desbancou:

- Essa letra do Tião Carreiro revela um pai desatualizado, que não soube acompanhar a evolução do mundo, quer educar os filhos como antigamente. Não é dado ao diálogo, não curte os filhos, só quer saber de ser obedecido!

Miltão interferiu com sua sensibilidade de hipopótamo:

- Carinha, seu discurso modernoso só serve para psicólogos...

Bicho Grilo fez a pergunta fatal:

- Você é pai?

Subversivo gritou lá do fundo:

- Você já viu brocha ser pai?

Nem preciso lhe dizer, caro leitor, o que virou o Bate Forte. Cadeiras criaram asas, pescoções eram distribuídos democraticamente, até Faca Amolada gritar desesperadamente:

- Parem! Rodada por conta da casa!

Era a hora do Faca Amolada tirar o prejuízo do quebra-quebra. Tudo era marcado dobrado. Por conta da cassa, uma ova!

Nenhum comentário: