AGENDA CULTURAL

31.8.09

Escolas de samba


Hélio Consolaro

A Deixa Falar foi a primeira escola e samba do Brasil. Ela foi fundada em 18 de agosto de 1928, na cidade do Rio de Janeiro. O termo “escola de samba” foi usado porque na rua Estácio, onde aconteciam os ensaios, havia uma Escola Normal. A escola de samba Deixa Falar funcionava ao lado desta Escola Normal, então por troça, analogia, a Deixa Falar passou a ser uma escola também, mas de samba. Ela fez muito sucesso entre os moradores da região, estimulou a criação, nos anos seguintes, de outras agremiações de samba. Surgiram assim, posteriormente, as seguintes escolas de samba: Cada Ano Sai Melhor, Estação Primeira (Mangueira), Vai como Pode (Portela), Vizinha Faladeira e Para o Ano sai Melhor. Até que um delegado interveio, exigiu o registro das escolas e não admitia nomes estrambóticos.Nestas primeiras décadas, as escolas de samba não possuíam toda estrutura e organização como nos dias de hoje. Eram organizadas de forma simples, com poucos integrantes e pequenos carros alegóricos. A competição entre elas não era o mais importante, mas sim a alegria e a diversão. Como ainda são as nossas escolas de samba de Araçatuba.

Ao contrário de algumas escolas de samba que se profissionalizaram, o desfile de cada escola de samba é um trabalho totalmente da comunidade. Muito além de um grupo musical, as escolas tornaram-se associações de bairro que cobrem a problemática social das comunidades que elas representam. Daí o enraizamento da escola de samba ser fundamental, que ela seja a expressão artística de um bairro.

Não pretendemos em Araçatuba fazer das escolas de samba puramente um negócio, mas que ela seja organizada, tenha apoio de sua comunidade, fazendo de sua sede um ponto de encontro de sambistas durante todo o ano. E dê mais um passo: tenha estrutura para propiciar a inclusão social.

Cada escola de samba ter CNPJ, formalizando-se, ter condições de receber apoio do poder público, com obrigação de prestar contas à sociedade está sendo um passo importante das escolas de samba de Araçatuba, já que aqui elas resistem e a cidade se tornou quase única no Oeste Paulista com tais organizações carnavalescas.

Agora, com a criação da Assesa, Associação das Escolas de Samba de Araçatuba), presidida pelo empresário Maurício Lupfieri, uma entidade de apoio às escolas de samba e ao carnaval de Araçatuba, em que gente com condições de organização e arrecadação de fundos seja a retaguarda dessa gente que luta para manter uma tradição, é uma luz no túnel. O processo é moroso, não será tão de repente, mas em 2011, a Assesa poderá ser a organizadora do carnaval de Araçatuba.

Até 30 de outubro cada escola de samba deverá entregar à Secretaria de Cultura o tema e sem samba enredo gravado em CD. Em setembro, já abriremos inscrições para o samba enredo do carnaval de Araçatuba, como para Rei Momo e Rainha. Comecemos a nos organizar melhor, cumprindo prazos e fazendo tudo com antecedência.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa.