AGENDA CULTURAL

20.8.09

Olhar Arte

Hélio Consolaro

Ninguém cria nada, rearranja-se tudo. A criatividade do artista está nisso: organizar de forma nova os elementos existentes no mundo. Que faz o poeta senão organizar as palavras surradas, ditas e escritas no dia-a-dia, dando-lhes frescor? Que faz o escultor senão usar artisticamente o mesmo barro do oleiro?

Se o músico deixa a pessoa fruir pelos ouvidos; o artista plástico privilegia os olhos, por isso OLHAR ARTE, por isso o cartaz de divulgação do evento: cinco olhos.

As artes plásticas ou belas-artes são as formações expressivas realizadas, utilizando-se de técnicas de produção que manipulam materiais para construir formas e imagens que revelem uma concepção estética e poética em um dado momento histórico. O surgimento das artes plásticas está diretamente relacionado com a evolução da espécie humana. Começou nas paredes das cavernas.

Artista plástico é toda a pessoa que é criativa, fazendo uso de diversos objetos e meios para produzir arte. Existem milhões de maneiras de produzir arte, os gêneros não são fixos, modificam-se no decorrer do tempo, porque a arte sempre está contextualizada, mesmo que certos movimentos neguem isso.

Hoje, tudo pode ser arte. A instalação também é uma forma de arte. O grafite, no início era uma contestação apenas, hoje faz parte das artes plásticas. O DJ é considerado músico. E nada resolve torcer o nariz, porque o novo tem a sua força. Monteiro Lobato contestou violentamente exposição de Anita Malfati em 1917 em São Paulo, e acabou ridicularizado.

O artista é a cigarra que brinca com seu canto, rearranja as cores como num caleidoscópio, fazendo a formiga sair de sua labuta e viajar pelos escaninhos de sua alma, mostrando-lhe um mundo de excelências.

A Secretaria da Cultura de Araçatuba tenta fazer a ponte, mostrar à sociedade que a cigarra é necessária, ela também trabalha para nosso deleite, para que tenhamos momentos de espiritualidade, mas também precisa sobreviver de sua arte. O artista não é um vagabundo, mas um cidadão com outra visão de mundo que pode interagir com todos, proporcionando-nos momentos de alegria, deleite e prazer.

A equipe da Cultura de Araçatuba do governo Cido Sério (PT) / Carlos Hernandes (PDT) está fazendo o possível para cumprir nosso papel. Não queremos ser perfeccionista, se não der para fazer o melhor, que façamos o possível. OLHAR ARTE é uma tentativa de ponte, uma exposição de artes plásticas no Centro Cultural Ferroviário, mostrando à sociedade que temos nossos artistas e ele são valorosos. Eles captam as entrelinhas, o por trás das linhas, aquilo que está no interstício.

Como já disse Freud, antes de um psicanalista chegar à alma humana, por lá já passou um artista.

SERVIÇO: Olhar Artes, de 19 a 29 de agosto, das 9 às 22h, no Centro Cultural Ferroviário de Araçatuba – Av. dos Araçás, com muitos quadros, filmes, poesia e música. Aberto ao público todos os dias da semana.
Acesso gratuito.

3 comentários:

Escrevendo na Pele disse...

Gosto muito do seu incentivo e força para esse campo tão lindo das artes! Você sabe dar o tom nas coisas e elas ficam mais belas! Bjs e parabéns!

Flores da Vergonha disse...

Prezado Hélio, gostaria de sua ajuda para divulgar, em suas páginas na net, o meu blog: www.alaorpoeta.blogspot.com

um grande abraço, de alaorpoeta

Patrícia Bracale disse...

A Arte invade qualquer Espaço.
É Tempo de deixar as portas abertas...