AGENDA CULTURAL

5.12.10

Cocos e mitos - teatro de bonecos

Família do Coquinho
A peça infantil, teatro de bonecos, Cocos e mitos, dirigida por Edson Gon, além de ser bem apresentada, seu conteúdo é interessante, pois resgata nossas tradições brasileiras, como Saci, Boitatá, Iara, Curupira. Na introdução, de forma lúdica, conta a história de como o coco da Índia se transformou em coco-da-baía, trazido pelos portugueses.


Mais animador foi a reação das crianças, pois em voz alta identificam cada entidade fantástica, criando seu nome. Sinal de que a escola anda discutindo, trabalhando a nossa brasilidade. Em vez, halloween, o Saci.     


O enredo: Coquinho, filho do Sr. Coco e da Sra. Cocada se perde na floresta. Nessa andança do menino pela floresta, ele vai encontrando com os habitantes fantásticos dela. O desfecho é o encontro do menino pelos pais, auxiliado pelo Saci.


A Cia. Cores, via Proac, programa da Secretaria Estadual da Cultura do Estado de São Paulo, fez uma oficina aos moradores da Casa Abrigo (40 crianças) e apresentou-se duas vezes em Araçatuba, 4 (sábado) e 5 (domingo) de dezembro de 2010, no teatro Paulo Alcides Jorge, em Araçatuba. A cidade foi contemplada por que o seu diretor, Edson Gon, é araçatubense. Nossos agradecimentos ao governo estadual.


Levar as crianças ao teatro é uma forma de educá-los para a arte e para a cultura de nossa gente. A globalização é um bom fenômeno se não descuidarmos da cultura local.

Um comentário:

Patrícia Bracale disse...

O Leon adorou a cobra e gritava:
Au,Au...
Interessante os bonecos com sementes.