AGENDA CULTURAL

16.12.10

Dia do Reservista - Pela cultura de paz

Olavo Bilac
Quem fez o Tiro de Guerra em sua cidade é um reservista. Uma força militar de reserva ou reserva militar é um conjunto de tropas disponível para lutar ou ser convocado em caso de necessidade ou urgência.


A reserva militar foi instituída em 1927. O grande idealizador do serviço militar brasileiro foi o tenente-coronel Luís de Araújo Correia Lima, fundador do primeiro CPOR, no Rio de Janeiro, em 1927, e considerado o Patrono da Reserva Brasileira. 



Dia do Reservista é comemorado anualmente em 16 de dezembro, data do nascimento do poeta Olavo Bilac, inspirador da Lei do Serviço Militar, que nos anos de 1915 e 1916, em campanha por todo País, pregou a necessidade do Serviço Militar como preito de amor a Pátria, mostrando o quartel como escola de civismo. Foi Getúlio Vargas, em 1939, que instituiu o dia. 


Atualmente, há uma tendência em transformar a prestação do serviço militar em ações sociais a favor da população, já que o Brasil não tem litígio e nem condições bélicas para guerrear com as grandes potências.


Temos mesmo é que desenvolver a cultura da paz. E a paz não é obtida com a eterna vigilância, como querem os militares para justificar o grande gasto de dinheiro público com as forças armadas. À espera de uma possível guerra, homens ficam aquartelados, recebendo salário e comendo à custa de nossos impostos. 

2 comentários:

marlene kato disse...

A cultura da paz está muito tímida em Araçatuba. Que tal revolucionarmos essa temática com atividades que possam fazer a diferença no cenário da nossa urbe?
Marlene kato

Hélio Consolaro disse...

Comentário recebido de Marlene Kato:

A cultura da paz está muito tímida em Araçatuba. Que tal revolucionarmos essa temática com atividades que possam fazer a diferença no cenário da nossa urbe?
Marlene kato