AGENDA CULTURAL

4.12.10

Quem lê enxerga melhor - poeta Sérgio Vaz

Ministério da Cultura exige biblioteca no município para liberar verba

04/12/2010 - Sabado - 08h12  DA REDAÇÃO

Cena do filme "O leitor"

A partir de agora todos os municípios do País só receberão recursos do Ministério da Cultura se tiverem bibliotecas públicas em pleno funcionamento. Além disso elas devem ser administradas pela própria prefeitura. Outros espaços existentes em escolas ou de iniciativa filantrópica não são consideradas.


O ministro da Cultura, Juca Ferreira, disse que a determinação não tem caráter punitivo. O objetivo da decisão, afirma, é estimular as prefeituras a manterem as bibliotecas abertas à população. A condição está prevista em portaria publicada no Diário Oficial da União. 


Quem lê enxerga melhor
Sérgio Vaz - poeta
O Frio está chegando e não há nada melhor que um bom livro, ou um bom filme para aquecer a mente e o corpo. Graças a mim e aos amigos, livros é que não faltam para curtir o inverno. Mas uma coisa que eu também curto muito é cinema, acho que já falei outras vezes a ninha paixão pela sétima arte. Assim como coleciono os livros que eu gosto de ler, também coleciono os filmes que gosto de assistir.

Na minha opinião, um bom livro, ou um bom filme é, às vezes (só às vezes), uma das melhores companhias que a gente pode ter. 

No ônibus por exemplo, só poderia ter direito a sentar quem tivesse um livro na mão. Foda-se, se alguém não vai ler, por quê quer sentar?

Quem não gosta de ler, não devia ter direito a nada, e quem "só" gosta de ler, também. Um pouco de rua não faz mão a ninguém. Não vale bitolar, se não acaba virando ilha, e quem vive sozinho...

A Vida preciso de tempeiro, por isso, um pouco de tudo é fundamental para que a gente possa passar uma temporada na terra, sem desperdício e sem mesquinharia. Vai que não tem vida após a morte, né não?

Outra coisa, não acho que quem lê tem um caráter melhor, os filhos da puta que fodem este país também lêem, e muito, oras, então por quê ler ? Porque quem lê enxerga quem são os filhos da puta que fodem este país, e não são enganados por eles, a não ser que queiram, é lógico. 

Quem Lê sabe para onde o ônibus está indo, sabe quando descer e onde fica o ponto final. E que há placas que indicam contra-mão, e outras que seguem adiante. Só é proibido estacionar.

E descobre que muitas vezes os que dizem que o semáforo está vermelho, é que se aproveitam quando o sinal está verde para te ultrapassar. Ficar no amarelo, sempre, não dá.

A maioria das pessoas, por questões de oportunidades, que eu conheço, não lêem, e nem por isso deixam de ser pessoas maravilhosas. Mas já pensou se lessem então?

O que eu não daria para ver esses Quixotes dentro dos ônibus, indo ou voltando do trabalho, e , por menor que seja, segurando um livro na mão. O Inferno seria outro, o céu também.

Ninguém me engana, "Quem Lê enxerga melhor".

2 comentários:

jhamiltonbrito.blogspot.com disse...

O poeta Sérgio Vaz é o cara.

www.filosofandoonline.com.br disse...

A foto no topo é do filme O Leitor.

Eu vi o filme.. e gostei!