AGENDA CULTURAL

5.2.11

Amigo parede-meia

Hélio Consolaro*


Não sei, caro leitor, se isso ocorre com você. O coração é um casarão dividido em cômodos. Eu tenho amigos parede-meia, ou seja, amigos do meu coração que dividem a casa com outros sem que ambos saibam. Às vezes, cito alguns, mas o outro se faz de surdo ou não dá a devida importância, prefere ignorar.
Eu tenho amigos da infância. Quando  nos encontramos, vem nas conversas toda a nossa molecagem. Amigos da adolescência, entre nós a conversa beira a sem-vergonhices. Da faculdade, as farras. Dos tempos de Rosana, brotam as dificuldades, os momentos difíceis. 
Assim há um rosário de grupos de amigos, ainda mais que sou uma pessoa de relacionamentos, aliás, a única riqueza da vida. Por causa da roda viva, arrumamos também inimigos infelizmente.  
Este blogueiro atrás do bigode
Helena segura o bebê em processo de batismo - Hélder Nagai Consolaro
Padre Lauro é o celebrante. Tudo em 1980


Na vida adulta, pertencemos a vários grupos simultaneamente. Trabalho, igreja, clube, partido político, ONGs, cidades por onde moramos, etc, etc.  
Agora, estou ampliando os amigos na Cultura. 
Aliás, os cargos nos proporcionam os falsos amigos. Gerente de banco perde todos os amigos assim que é demitido. Rei deposto, rei morto. Não vai dizer, caro leitor que você nunca foi um falso amigo? Santinho... Uns menos, outros mais, todos cometemos nossos pecados.  
Mas, hoje, quero comentar a visita de um amigo. Amigo padre que me conquistou durante o seu sacerdócio. Trabalhamos muito na pastoral da Igreja Católica em Araçatuba, 11 anos. Hoje, com 81 anos, está em Ribeirão Preto. E durante suas férias paroquiais, ele sempre nos visita. E no dia 30 de janeiro de 2011, ele jantou em minha casa com seu motorista, o Geraldo Rodrigues Carvalho. E a Helena, claro.
Da Igreja Imaculado Coração de Maria até minha casa, após a missa, o motorista sem saber do cargo que eu ocupo na atual gestão municipal, passando por uma rua esburacada, ensaiou a falar mal do prefeito.
Gritei logo:
- Epa! Dobra a língua, sou secretário do "home".
Rimos muito.
Durante o jantar, o entusiasmo foi tanto que nem eu e nem a Helena pensamos em tirar foto. Depois de sua ida, para escrever esta pequena homenagem, tive que buscar uma foto mais atualizada no site da Arquidiocese de Ribeirão Preto. 
Para os "puxinhas do Pe. Lauro", ele deixou por Araçatuba um batalhão de admiradores, passo aqui o seu e-mail pessoal: pelaurocmf@yahoo.com.br


Pe. Lauro Edgar de Araujo Franco, CMF
PADRE
Nome do Padre: Pe. Lauro Edgar de Araujo Franco, CMF
Nascimento: 01/12/1929
Ordenação: 04/07/1954
CONTATO 
Endereço: Rua Martinico Prado, Nº 599 - Vila Tibério
Cidade: Ribeirão Preto/SP - Cep.: 14050-050
Tel.: (16) 3625-1336 / Fax.: 3625-1336
FORMAÇÃO
Filosofia - Guarulhos/SP
Teologia - PUC - Curitiba/PR
Ciências Sociais - São Leopoldo/RS
LOCAIS ONDE ATUOU
LOCAL
CIDADE
ANO
Seminário MenorEsteio/RS1956-1968
Seminário MenorRio Claro/SP1954-1955
Seminário MaiorCuritiba/PR1969
ParóquiaRio Claro1969
ParóquiaBatatais1970-1973
ParóquiaSantos1974
ParóquiaCampinas1975-1976
ParóquiaAraçatuba1977-1988
ParóquiaEsteio/RS1989-1990
MissionárioCuba1997-1999
ComunidadeContagem2000
ComunidadeCuritiba2001
ComunidadeRibeirão PretoDesde 2002

*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras e da UBE. Atualmente é secretário da Cultura do Município de Araçatuba.

2 comentários:

Literatura e Linguística disse...

Padre, Lauro! Grande padre! Saudades! Quantas missas eu assisti? Muitas. Muito bom saber notícias dele.

Patrícia Bracale disse...

Tudo na vida passa,
Há sempre os amigos que ficam...
Mas graças a DEUS o Sr.Bigodão ficou na lembrança da foto.
Fala sério