AGENDA CULTURAL

13.3.11

Chega de escola


Alguns trechos significativos do artigo:

Minha teoria é que toda escola serve para esmagar o espírito e a imaginação do ser humano para que ele se torne um escravo zumbi da sociedade. É também um lugar para os pais estacionarem os filhos durante o horário comercial. Chega dessa idiotice.

OK, existem escolas diferentes, mais experimentais, moderninhas e carinhas. Mas não comemore ainda, caro amigo de classe média alta. As alternativas ao sistema decoreba imbecilizante são tão preocupantes quanto. Domina aquele papo hippie de contato com a natureza, de isolar ao máximo a criançada da tecnologia, da mídia e da cultura pop.

O fato é que qualquer um que passe o fim de semana assistindo à Globo vai aprender mais sobre o mundo do que 99 por cento dos seres humanos que já viveram neste lindo planetinha. Enquanto isso, sociólogos e pedagogas garantem sua graninha com projetos paternalistas e esse punhetol de “resgatar a cidadania”.


Li metade da Pedagogia do Oprimido aos 18 anos, não entendi um quarto, mas gostei. Aprendi que a educação tem de ser feita em cima da vida, dos interesses, sonhos e necessidades de cada um; que ninguém ensina nada, a gente é que aprende ou não; e que educação é uma ferramenta para você descobrir qual seu lugar no mundo, descobrir quem está te fodendo e reagir.


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Complete sua reflexão ouvindo a música de Gabriel, O Pensador: Estudo errado



4 comentários:

jhamiltonbrito.blogspot.com disse...

Está certo que a escola é isso e mais aquilo e ainda mais trinta por cento...mas este cara é um ton to. Pelo menos para mim. Quero ver se eu nao tivesse estudado regularmente,a vida me teria dado condição de passar nos testes que fiz para os dois maiores laboratórios farmacêuticos do mundo. Mesmo ele, não sabe o que sabe tendo aprendido com a vida...duvideodó! ah! eu não entendi o texto?...pode ser.

Anônimo disse...

Caro xará

O Sistema de Ensino no Brasil está agrilhoado à nossa velha conhecida Lattestocracia, da cabeça à unha encravada do pé. E todo o processo educacional se dá exclusivamente em função do mercado de trabalho, o resto é esse "punhetol" danado que o sr. citou, do qual os autores de livros didáticos se utilizam para enquadrá-los às diretrizes de base e poder vendê-los. Mas quando você pega pra analisar um livro do Ensino Fundamental, por exemplo, vê que aquilo tudo só ficou mesmo no discurso e que o material está todo construído da forma mais tradicional possível... é melhor ir jogar bola desse jeito... sem contar que os professores seguem tudo aquilo à risca, "ctrl+c" "ctrl+ v", e ponto final... o sinal do recreio. O próprio professor imiscui-se do processo citado em TODOS os PPP's espalhados pelo país. A escola imita o mundo, mas a passos muito lentos.
Opa, você que conseguiu um cargo em dois dos maiores laboratórios farmacêuticos do mundo deve estar contente com a SUA educação... eu também estou contente com a minha, mesmo estando desempregado e só tendo trabalhado com telemarketing. Mas, no geral, concordo com o professor e aproveito a deixa pra citar outra letra do Gabriel: "muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente, a gente muda o mundo na mudança da mente".

Anônimo disse...

Esse André Forastieri é um idiota. Leia o texto integral e você vai ver: ele acha que o objetivo é ser "cool", que é essencial "aprender a dirigir", mais do que química, física, etc... Quer jogar no lixo milênios de cultura, para que nos tornemos uma massa de videotas como ele, bobo americanizado, alfabetizado por letras de rock e literatura pop americana. Assistir à rede Globo ensina! Esse sujeito é um idiota... A escola precisa de ajustes, mas precisamos de escola.

Anônimo disse...

Aliás, quem quiser uma reflexão mais profunda sobre a escola - qualquer coisa é mais profunda que isso mas... - tem um ótimo documentário sobre educação, "Ser e Ter".