AGENDA CULTURAL

26.6.11

Pianista cubano Roberto Fonseca, a convite do SESC, visita São Paulo




O pianista cubano Roberto Fonseca se apresentou em São Paulo no SESC Pompéia, dia 23 de junho de 2011. A edição de julho da Revista Brasileiros traz uma entrevista exclusiva com o músico


PIANO JAZZ - ROBERTO FONSECA - VEJA E OUÇA

BIOGRAFIA

Aos 32 anos, o pianista, compositor e produtor Roberto Fonseca vem sendo apontado como uma das novas revelações da música cubana, depois de anos acompanhando os também cubanos Omara Portuondo e Ibrahim Ferrer. Só com Ferrer foram mais de 400 concertos. Seu mais novo CD, Zamazu – 11 das 14 músicas são de sua autoria - está sendo lançado no Brasil pela Biscoito Fino. 


Nascido em Havana, numa família com tradição musical, o pianista Roberto Fonseca gosta de funk, soul, música clássica, pop, da tradição afro-cubana ou do jazz. Mas não se considera um músico vindo da escola do jazz nem um herdeiro da tradição pianística cubana, apesar de ter gravado e participado da última fase dos monstros sagrados do Buena Vista Social Club e ter produzido, com Nick Gold, o disco póstumo de boleros de Ferrer. Gosta de Stevie Wonder e Earth Wind and Fire, embora escutasse Peruchín e Bebo Valdés desde pequeno. Há alguns anos tocou no desfile da estilista francesa Agnes B, no Men´s Fashion Show de Paris: “Todo mundo imagina um músico cubano com charuto, chapéu, camisa de flores e um mojito. Eu não bebo nem fumo. Quero que as pessoas saibam que em Cuba, não é só praia, sol, palmeiras e maracas. Também temos dias chuvosos”. 

Nenhum comentário: