AGENDA CULTURAL

5.7.11

Um ninho de músicos penujando

Ontem fui ao encerramento das atividades do polo de Araçatuba do Projeto Guri na igreja Ágape, por empréstimo das dependências. Fui como secretário da Cultura e avô babão, lambendo a cria de segunda mão, o neto. 


Quando assumi a secretaria, janeiro de 2009, conversei com o prefeito Cido Sério (PT), como se relacionar com o Governo do Estado, governado pelo PSDB. Ele me respondeu: "Nenhuma restrição. Relacionamento institucional. A cultura não tem cor". Fiquei contente, pois também era o meu pensamento. 


Assim, fui a São Paulo, me pôr à disposição da Secretaria Estadual de Cultura. E numa reunião de dirigentes, foi anunciada a ampliação do Projeto Guri, criando novos polos regionais. Pus Araçatuba na lista, pois a administração anterior não tinha lhe dado a devida importância. Assim, pulamos de 90 alunos para mais 400. Araçatuba é sede, com escritório do projeto, criamos emprego para muitos músicos, tanto da cidade como da região. Abrimos a Casa da Cultura Adelino Brandão para o ensino da música. 
Professora e música Eliane Okada e Yuri, aluno de iniciação musical


Como disse o apresentador da noite, o músico Pepa: nem todas crianças daquela noite serão músicos, mas formarão um público seleto para futuros espetáculos, serão cidadãos plenos. Com certeza, eu via naquela juventude reunida um ninho de músicos penujando.


Parabéns, Projeto Guri. Parabéns, Yuri. Parabéns, professores.

Nenhum comentário: