AGENDA CULTURAL

22.9.11

Reconstrução de Araçatuba

Coral da Escola Municipal José Machado Neto - Araçatuba
Araçatuba já está construída, desde 1908 começou a sua construção. Não se ignora isso. Está posto em questão é por quem e para quem ela foi construída.

Araçatuba foi construída pelos trabalhadores, e os primeiros a chegarem aqui foram os ferroviários. Às vezes, os dirigentes não faziam as coisas para beneficiar as pessoas que mais precisavam, mas os seus próprios interesses.

Hoje, a Prefeitura de Araçatuba tem seus olhos voltados para os bairros, para a população mais necessitada. Veja o exemplo disso na visita da presidenta Dilma Rousseff a Araçatuba. Quem a recepcionou com uma bela música? O coral de alunos de uma escola municipal do bairro São José. Eles ganharam visibilidade.

Isso não significa que a parte mais autossuficiente do município fora deixada de lado. O asfalto da cidade está sendo recuperado rapidamente, porque por ele transita toda a cidade.

Aliás, precisamos entender que a justiça social beneficia a todos, pois com ela temos a inclusão social, e teremos menos violência entre nós. O índice de crimes famélicos, cometidos por necessidade, caiu significativamente em Araçatuba. Isso não ocorreu gratuitamente, houve uma política forte da Secretaria Municipal de Assistência Social. Precisamos fazer a prevenção, tanto na saúde como na segurança. Dessa forma, o município também faz política de segurança.

Quase todos os prédios escolares da rede municipal foram recuperados. As escolas Vítor Ribeiro Mazzei, Joaquim Dibo e José Machado ganharam cara nova. Aliás, as escolas municipais merecem a visita de pessoas da cidade, cujos filhos e netos nelas não estudam, para ver como o município administra bem o ensino público. Elas são bem cuidadas.

Várias unidades básicas de saúde foram recuperadas, reformadas, para que a população seja atendida dignamente. Ainda falta muita coisa, mas o rumo correto foi tomado, porque a saúde é um dever do poder público e um direito do cidadão.

Se há um setor que fora abandonado em Araçatuba, é o cultural. Tudo na Secretaria da Cultura estava caindo. O balé municipal foi ampliado, o Projeto Guri, em parceria com o Estado de São Paulo, foi quintuplicado. Já vamos entregar o teatro Castro Alves. As classes populares se apropriam do erudito.

O esporte é um elemento forte de inclusão social. Não havia áreas de lazer nos bairros, as praças esportivas estavam deterioradas, como os ginásios de esporte, como se a população trabalhadora não merecesse momentos de descontração. A maioria da população precisa se divertir na própria cidade.

Tudo isso está sendo feito sem abandonar o objetivo principal de ter uma Araçatuba grande, desenvolvida, retomando a sua pujança. A questão do etanol está sendo tratada como prioridade da administração municipal, e a visita da presidente Dilma Rousseff  a Araçatuba, em 13 de setembro de 2011, faz parte dessa estratégia, com a construção do estaleiro no rio Tietê, o município se insere com força na economia nacional.

A reconstrução de Araçatuba se dá do bairro para o centro, sem deixar se deteriorar aquilo que já foi feito, porque todos pagam impostos, mas ela se dá como numa família que olha com mais cuidados para o membro doente. A administração pública precisa ser norteada pela solidariedade.

Não se trata de fazer política de classes sociais, mas de administrar o município com a prática da justiça social. Cuidar das pessoas é o mais importante.         

(Editorial do jornal HOJE, amplamente distribuído à população araçatubense.)

Um comentário:

Ruy Barbosa dos Santos disse...

É bom demais para ser verdade! Uma administração voltada para os reais interesses da população como um todo, pois melhorar as condições da periferia interessa a quem habita a região central também. Vejo com muita alegria esta estratégia adotada pelo Cido Sério e equipe. Adequar a cidade para quem nela vive e não para agradar aos turistas e à mídia, como ocorre em cidades como Curitiba onde a região central é um verdadeiro cartão postal e a periferia um "imenso favelão" - pra quem olha de fora BELA VIOLA, de dentro PÃO BOLORENTO.
Torço para que "os eleitores" entendam o que está acontecendo e não se deixem levar pelas críticas das oligarquias que fatalmente serão apresentadas nas próximas eleições.
Como araçatubense tenho que parabenizar o prefeito Cido Sério e equipe! Finalmente Araçatuba conta com uma veradeira política de estado e isto certamente se traduzirá em BEM ESTAR SOCIAL PARA TODOS, ricos e pobres, patrões e empregados, moradores das zonas periféricas e centrais.
ARAÇATUBA MERECE!
Ruy Barbosa (de Curitiba)