AGENDA CULTURAL

13.12.11

Decorações natalinas de Araçatuba


Hélio Consolaro*
Av. Abraão  Buchala - Jardim Umuarama

Há muito Araçatuba  não tinha uma decoração natalina decente. A última foi  muito pobre, no início  da administração anterior, com muito algodão imitando neve, muito pobre.

Decorar a cidade  parece uma bobagem, dinheiro jogado  fora, mas  é  por onde  seus habitantes  reconquistam a auto-estima. Eu mesmo pus meus parentes visitantes no carro e fui passear por Araçatuba-SP com eles, mostrar  como minha cidade natal está  linda. Assim, as empresas,  as casas  se enfeitam também com mais alegria.  

Mostrei a avenida Abraão Buchala, a av. Pompeu de Toledo recapeada, com pista de caminhada totalmente reformada, a av. Waldemar Alves terminada  e boa qualidade do asfalto feito pelo  atual prefeito. Há muito tempo, eu não fazia  isso com meus visitantes.
Av. Pompeu de Toledo - reformada
O prefeito Cido Sério (PT) investiu em saúde,  educação  e  assistência social nos primeiros  anos, pois  tais setores  estavam abandonados há muito tempo. Não vou enumerar os feitos porque eu precisaria de uma página de jornal. Agora, o asfalto está chegando ao centro.
Lembro-me muito bem, no início do governo, colocamos em primeiro  lugar num seminário da  administração, como forma de reconquista da autoestima da população, apresentar uma cidade bem cuidada no final do mandato do prefeito Cido Sério (PT).

Carlos Nova (PT), secretário municipal de Turismo, se empenhou para  que a  decoração de Natal fosse efetivada com boa qualidade. Com o recapeamento  da  av. Brasília prestes  a acontecer e  com  boa parte  do  asfaltamento  do Jardim Nova Iorque, ninguém poderá  dizer que  a cidade está abandonada.
Também não há espaço para que enumeremos  os vários prêmios  de nível estadual e nacional recebidos por Araçatuba,  colocando o município em  evidência. O prefeito Cido Sério (PT) fala deles com muita empolgação.
Uma das árvores de Natal - av. dos Araçás
(foto  de Ângelo Cardoso)
O aniversário de  103 de Araçatuba superou  em muito  a  comemoração do centenário, em 2008. Época em que  a  população chorava a situação do município. Devemos  valorizar o artista local, ele  é a nossa identidade, a arte e a cultura que dão rosto próprio ao lugar onde moramos,  mas não podemos fazer  dessa “localização” um provincianismo.

Parte da população, por  exemplo,  não conhece  o mar, ou seja, não viaja,  seu mundo é  a região  ou o próprio município por falta  de  condições  financeiras. A  Expô  representa essa  “globalização”, mas precisa pagar ingresso. Trazer uma banda de renome  no  aniversário de Araçatuba foi uma  forma de contemplá-la com a  arte midiática, trazendo-a ao  vivo.   

Já temos o que mostrar aos nossos visitantes. Nossa Araçatuba está saindo da mesmice.  Muitas coisas novas  estão  acontecendo aqui. Para que isso ocorresse, elegemos  um prefeito  que ama esta cidade e declara  isso aos quatro cantos. Com o otimismo, só temos  a  ganhar;  com o pessimismo, baixo astral, falando  mal  de nossa cidade,  só  temos a perder.
Prefeito Cido Sério conversa o trabalhadores do recapeamento asfáltico

Feliz  Natal! Com decoração, presépio na praça Rui Barbosa, corais  e orquestra  de sino  da Unasp. “Araçatuba é tudo de bom!”

*Hélio Consolaro é  professor, jornalista, escritor. Atualmente é secretário  municipal de  Cultura de Araçatua-SP          

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo, finalmente no final do seu mandato ele fez um natal muito bonito mesmo... pena que ele não fez no começo, pq será?!

Anônimo disse...

Que maravilha, ver nossa cidade tão bem decorada para o natal, acho mesmo que deveríamos defender o mandato de um ano para nossos políticos, afinal depois de três anos de espera vemos ao raiar de uma nova eleição um trabalho a toque de caixa que resolve todos os nossos problemas de uma só vez, pelo menos no discurso. Há braços!!!