AGENDA CULTURAL

13.12.11

Orquestra Municipal de Sopros Bruno Zago



Orquestra de Sopros tem premiações de nível nacional
 
O maestro Cido Frota está na orquestra há 35 anos
 
“No ano em que Araçatuba completou 21 anos, criou juízo e formou uma banda de música”. É assim que o saxofonista e maestro Cid Frota  conta, com humor, como surgiu a hoje premiada e aplaudida Orquestra Municipal de Sopros Bruno Zago, de Araçatuba. O grupo foi formado em 1929 pelo governo municipal. Frota, inclusive, já faz parte da risca história da banda, uma vez que ele entrou no grupo aos 14 anos de idade, somando hoje 35 anos de dedicação e amor a música.

A orquestra é mantida pela Prefeitura de Araçatuba por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), que acredita que além de levar música de qualidade para os eventos, o conjunto tem a missão maior de perpetuar a tradição da cidade de formar excelentes e apaixonados músicos.
Desde sua criação até os dias de hoje, a orquestra teve diversas formações, mas nunca deixou de ser atuante.

Desta forma, completa 82 anos de trabalho ininterrupto em favor da cultura araçatubense. O nome do luthier e músico Bruno Zago foi dado à banda no dia 11 de outubro desde ano por iniciativa da SMC, que pretendeu eternizar a memória deste importante fabricante artesanal de instrumentos musicais e instrumentista.

BIG BAND
Destacada e premiada por sua qualidade musical, a Orquestra Municipal de Sopros Bruno Zago funciona na formação “Big Band”, que, por definição, é formada por um naipe (3) de saxofones, um naipe de trombones e outro naipe de trompetes, assessorados de percussão (bateria completa e percussivos) e uma sessão de harmonia (contrabaixo e piano).

Ele elucida, ainda, que por causa da sua formação, as Big Bands conseguem tocar qualquer partitura. “O intercâmbio de partituras é perfeito”, comenta o maestro.

MÚSICOS
A orquestra hoje é composta por 13 músicos. O integrante mais velho é Homero Terra, de 70 anos. O mais novo é Leandro Guimarães, com 19 anos, que faz parte do grupo desde os 16 anos de idade. De acordo com Frota nunca houve pretensão de fazer uma orquestra só de jovem ou velho. “Tocando bem, o importante é a música”, disse.

Segundo o coordenador, para fazer parte da banda tem que ser músico executante de instrumentos próprios de uma Big Band. “O ponto principal de Big Band, é justamente respeitar a individualidade da função de cada músico”, explica Frota.

APRESENTAÇÕES

A orquestra se apresenta em escolas, praças, inaugurações, eventos culturais. Seu repertório é formado, principalmente, de canções da música popular brasileira. Estas peças, na opinião do saxofonista, precisam ser bastante divulgadas. “Elas são as mais bonitas e ricas do mundo”, diz, entusiasmado.

Cid Frota conta que o principal plano para 2012 é continuar atendendo a periferia da cidade, levando boa música aos bairros mais carentes e distantes.

PREMIADO

Neste ano, a orquestra conseguiu o primeiro lugar na etapa regional do Mapa Cultural Paulista, garantindo assim vaga na etapa anual em São Paulo.

Frota explica que foram selecionados apenas 14 grupos com capacidade e organização suficiente para divulgar culturalmente cada setor das artes, que eram compostas por grupos de teatros, música, coral, fotografia entre outros.

O júri foi composto por maestros de renome internacional. A Orquestra Municipal de Sopros de Araçatuba foi a única citada durante pronunciamento de um dos jurados. Para o coordenador este reconhecimento é resultado de muita responsabilidade cultural. “Isso se deve inegavelmente a capacidade dos músicos, do prefeito Cido Sério e toda equipe do secretário de cultura Hélio Consolaro”, disse.

SECRETARIA

Para Frota a qualidade e performance que a orquestra tem hoje se deve ao empenho da administração municipal em parceria com a Secretária de Cultura, que juntas conseguiram assessorar tão bem a banda.

“Em nome de todos os músicos quero parabenizar o prefeito Cido Sério que prega o altruísmo e o humanismo em seus discursos”, concluiu. 

Nenhum comentário: