AGENDA CULTURAL

31.1.12

Como jornal manipula a primeira página

Alguém me disse:
- Você viu, Consa, a Folha da Região pôs uma foto de uma mansão alagada para ilustrar um alagamento que não houve na Lagoa das Flores!
- Mas aquele guarda-roupa bonito da  primeira página do dia 27 de janeiro não é de morador da Lagoa das Flores?
- Não! - respondeu meu interlocutor. Leia lá - continuou.
Bem que eu pensei: "Poxa, o pessoal da Lagoa das Flores tem móveis de primeira linha, caríssimo!"  
Eu que passei os olhos pelo jornal, não havia percebido isso. Veja como se monta uma primeira página manipulada.
A manchete falava da compra de equipamentos para gabinetes dos vereadores (deixando o leitor raivoso). Ao lado, a foto do prefeito Cido Sério, para se fazer a ligação: prefeito, vereadores, enchentes. Cenário bem montado. Uma situação de ódio montada. E a manchete continuava no primeiro título com a expressão "enquanto isso". 


Quantos não fizeram a mesma leitura, induzida pela ligeireza, pelo apenas passar de olhos?

Veja

O segundo título falava de enchente na Lagoa das Flores, mas a foto e o texto da chamada eram de enchente de uma chácara com mansão alagada (nada a ver com Lagoa das Flores). Uma casa de dois milhões de reais.
No caderno Cidades, página B3, para onde remetia a chamada de primeira página, só falava de outras enchentes, apresentando a foto da mansão alagada. 



Lá no meio da matéria, havia um subtítulo LAGOA, com o seguinte conteúdo:
"Com a chuva, a Lagoa das Flores chegou a transbordar, mas nenhuma casa foi inundada, somente os quintais de algumas. Na noite de quarta-feira, a reportagem encontrou com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Tadami Kawata, que vistoriava a região. Ele disse que passaria a madrugada percorrendo pontos críticos." 


Quem fez a sacanagem? Os donos do jornal? Não sei, estavam dormindo, pois  a primeira página é a última parte do jornal a ser editada, à noite. O editor-chefe, dúvida. O repórter, com certeza, não, pois o texto da página B3 não trazia título de Lagoa das Flores. O sacana foi o editor da primeira página.


Como fiquei sabendo, embora ainda não conste no expediente, a editora-chefe efetiva passou a ser Maira Cibele Miranda, com muitos anos de Folha da Região, com senso de responsabilidade jornalística, uma pessoa portadora de ética, por isso espero que as notícias sejam dadas, ruins ou boas, com mais imparcialidade, e a manipulações, grotescas como esta, sejam evitadas.  


Gosto da Folha da Região, assino-a, não a boicoto. Mando os escritores editarem seus livros na SOMOS, sou eternamente grato à família Senche, tenho amigos na redação, mas não posso me calar diante de falha tão gritante. Se fosse falha de um iniciante, até entenderia. Trata-se de maldade mesmo.     

3 comentários:

Luiz Felipe Nunes disse...

maledicência, professor! não há como imaginar que seria uma incapacidade...

Flores da Vergonha disse...

Ora,meu caro Hélio, não se preocupe com a liberdade de expressão, ainda que parcial, do jornal. Quem lê jornal? Oito mil pessoas,em tese, no máximo. Araçatuba tem 200 mil pessoas. Das oito mil que leem o jornal, como eu, que sou assinante, pelo menos metade, não se deixa influenciar por cabeças alheias, tem personalidade própria. Da outra metade, 70% só se preocupam com o horóscopo do dia. Então, o jornal faz um trabalho inútil de propaganda ideológica. É como a minha poesia: não convenço, e nem pretendo, convencer ninguém.Só gosta dela quem já tinha o mesmo pensamento ou sensibilidade. Ou seja, as minhas ideias para com os outros é inofensiva. Ou melhor, serve para mim mesmo: é como um espelho. Política é outra coisa: concentre seus esforços para quem realmente precisa: o povão,o pobre, porque o rico se vira muito bem, para o bem e para o mal.Se alguma coisa acontecer, com certeza, não será por causa dos sentimentos do jornal. Um grande abraço de seu sempre Alaor Tristante Júnior.

stephanie disse...

Isso só gera desentendimentos em quem não tem a capacidade ou não se esforça para interpretar. Não vi nenhum tipo de manipulação, e em nenhum momento dá a entender que a imagem é da Lagoa das Flores.