AGENDA CULTURAL

19.1.12

Enchentes em Araçatuba


Hélio Consolaro*

Quando uma pessoa  assume o comando da prefeitura de uma  cidade, herda  todos os  seus problemas. Não faz  sentido dizer que a culpa seja dos antepassados. Assim  pensa o prefeito Cido  Sério (PT).
- Agora os problemas são meus! -  diz  ele.


Prefeito Cido Sério (PT) na Lagoa das Flores, não foge
dos problemas e nem da reivindicação dos moradores

Improvisação, tentando evitar que a água invada as casas 

Em todo os verões, chuvosos por  excelência, a cidade vive alguns problemas localizados de enchentes e  alagamento. Isso ocorre há muito tempo. O prefeito  Cido  Sério já resolveu alguns,  como no jardim São Sebastião, criando o condomínio Vitória; e  no  Jardim Alvorada; na avenida Pompeu de Toledo e  parcialmente no Jardim Umuarama.  Persistem outros.  E se Araçatuba,  na sua expansão, não atender aos novos padrões de  urbanização, criará  outros para o futuro. Na atual gestão, todos estão atentos  ao  construir  novos conjuntos  habitacionais e ao autorizar loteamentos. 
Quem vive o dia a dia com o prefeito  Cido Sério (PT), sabe o quanto ele sofre com  os  problemas  da  enchente.  Até parece que as pessoas atingidas são  seus familiares. Nessa época do ano, a alegria foge de seu semblante.

Já ocorreu de ele acordar de madrugada  e ir  ver o nível da Lagoa  das Flores, por exemplo, pois  ele é uma pessoa  de origem humilde  e  enfrentou  muitos problemas na  vida devido à pobreza. Ele não tem fazenda nem empresa, ele tem emprego: bancário do Santander.  
Enchente em Araçatuba, bem antigamente
Acervo de Ângelo Cardoso

Daí ele viver na pele os problemas dessa população atingida. Não são muitas em proporção ao tamanho de Araçatuba, mas o suficiente para lhe tirar a tranquilidade. Ele sabe que as pessoas que nada tem, quando perde tudo, só lhe sobrou a vida.  

O desespero dele  é se sentir  impotente  diante dos problemas, pois  os governos estaduais e federais só arrumam dinheiro para lugares  onde houver catástrofes e até mortes.  E felizmente  isso não  ocorre  em Araçatuba. E os  recursos do próprio orçamento municipal não são suficientes para problemas de tal  grandeza.

No caso da Lagoa  das Flores, cujas  famílias, em número  de  18, compraram  as casas, não se trata de ocupação ilegal, o prefeito Cido Sério propôs a compra das casas  pela  Prefeitura de Araçatuba, como forma menos custosa de resolver  o problema. É uma saída, afinal foi a mesma prefeitura, noutros tempos, que autorizou a venda de lotes naquele lugar.
Enchentes de antigamente, em Araçatuba
Acervo de Ângelo Cardoso
Nos jardins Juçara e Lagoa Azul – dois bairros com causas contíguas de alagamento  -  também foram  loteamentos de brejos, à margem  de lagoa. Irresponsabilidade do passado? Sim, mas problemas atuais.  Como sempre ensina a cultura caipira: em  lugar  que dá taboa,  não  se constrói  nada,  mas  a  ganância dos  loteadores e a  irresponsabilidade  de homens públicos, às vezes,  falam mais alto.

Com certeza, o prefeito Cido  Sério tem vários defeitos, mas há nele uma grande  virtude: vive os problemas  de Araçatuba  e se martiriza  quando não pode  resolvê-los.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e  escritor.  Atualmente  é secretário municipal de  Cultura de Araçatuba-SP
   
     

Nenhum comentário: