AGENDA CULTURAL

22.1.12

Modernizar o tradicional

Não sou aquele consumidor que, no supermercado, fica atrás de novidades. Como também não vejo muito televisão, fico por fora dos novos produtos lançados no mercado. Ao descobri-los, já estão sendo vendidos há anos. Assim foi com a paçoca da Hershey's. Talvez, esteja passando notícia velha.




Pai, quando visita a casa da filha, se sente meio dono da casa. Depois do almoço, gentilmente oferecido pelo genro, abro a geladeira à procura de novidades. E achei! Barra de chocolate, embalada, cheia de paçoca. Peguei uma e comi. Caramba! Que delícia...


Como tudo me leva a filosofar, me lembrei de uma palestra sobre cultura popular em que um sujeito disse: a tradição para persistir precisa modernizar. Vai se dando a ela nova roupagem, porque a realidade muda, os costumes também.


Paçoca embalada tradicionalmente, vendida em pedaços


A nova geração, com certeza, não compra mais paçoca em pedaços, mas nessa nova embalagem, envolta em chocolate, com certeza, vai gostar. 


A tristeza disso tudo é que a empresa da paçoca envolta em chocolate é estrangeira. Nós, brasileiros, não tivemos tal criatividade. Em tempos de globalização, que não inventa se arrebenta! 

Um comentário:

Unknown disse...

Por que será que tudo que é bom é ilegal, imoral ou engorda? Amo paçoquinhas...mas precisam inventar a diet (ou já inventaram?). Essa marca americana de chocolates é simplesmente divina, mas tô de dieta pós-pisada na jaca de festas. rsrs