AGENDA CULTURAL

2.1.12

Para sempre


Dez segredos para um casamento duradouro e feliz na maturidade

Por Ilana Ramos              
02/01/2012 - www.maisde50.com.br

Compartilhar

Não importa se ele aconteceu de repente ou após muito planejamento, por interesse ou por paixão, todos os casais buscam um relacionamento duradouro e feliz. No entanto, a estrada do casamento é tortuosa e, volta e meia, aparecem pedras no caminho que podem desanimar até os casais mais persistentes. Para se ter um casamento que dure para sempre – ou até que a morte os separe – é preciso, sim, muita coragem e vontade.

O poeta Vinícius de Moraes escreveu uma vez sobre casamento: "que seja infinito enquanto dure". Que dure para sempre ou não, o casamento deve ser basicamente feliz. Segundo a psicóloga social Henriette Morato, "não devemos buscar o amor eterno. Ele não é real porque a vida não é eterna. Apesar de buscarmos o casamento feliz, ele nem sempre vai ser agradável, pois tem que haver muita disponibilidade do casal para cuidar e tocá-lo adiante".

As pessoas são diferentes e cada relacionamento tem suas peculiaridades. "Depende muito dos dois, de como eles se articulam entre si, de como eles se relacionam. Algumas pessoas têm mais facilidade do que outras para lidar com os problemas que podem aparecer. Porém, o casamento feliz depende dos dois estarem lá para apararem as arestas. Não adianta pensar que, uma vez casado, o amor eterno está garantido. É preciso trabalhar", diz Henriette.

Nem tudo que serve para um casal pode ser aplicado para outro com a mesma garantia de sucesso pois, como Henriette Morato disse: as pessoas são diferentes. No entanto, algumas dicas podem ser adaptadas e aplicadas para todos os casais. Veja abaixo dez conselhos da Coach de Relacionamentos Rinatta Parie:

1. Redefina sua visão de relacionamento
A maioria das pessoas acredita que um relacionamento está bem quando está funcionando e são felizes. Quando a relação encontra dificuldades, no entanto, pensam que talvez possa ser um erro. A verdade é que momentos difíceis são normais. De fato, quando você começa a encontrar esses caminhos espinhosos, você sabe que seu relacionamento está atingindo um nível mais profundo

2. Aprenda a falar
Nós não somos treinados a falar quando sentimos dor, raiva ou não gostamos do que vemos. Ao contrário, somos treinados a olhar para o outro lado, a reprimir nossos sentimentos, a esperar que tudo passe. Mas se não falarmos quando nossos sentimentos aparecem, eles apodrecem nas nossas mentes e corações e causam ressentimentos, o que nos leva ao distanciamento e fechamento para o parceiro. Não tem outro jeito: você deve lidar com seus sentimentos, não importa o quão sutis sejam, caso contrário, eles irão corroer seu relacionamento

Nenhum comentário: