AGENDA CULTURAL

8.1.12

"Sítio do Picapau Amarelo" ganha versão em desenho animado para a TV


Animação com a turma criada por Monteiro Lobato será exibida aos sábados. Na internet, os personagens estão no Mundo do Sítio


Quem foi a primeira Emília? Quem fez melhor a Dona Benta? É verdade que o ator que fazia o Visconde já morreu? Essas perguntas fazem parte da geração que acompanhou a versão para a televisão do "Sítio do Picapau Amarelo" nos anos 1970, 1980 e, recentemente, na versão que a TV Globo apresentou de 2001 a 2008.
Para a nova geração, Narizinho, Pedrinho, Emília e toda a turma criada por Monteiro Lobato chegará na forma de desenho animado no sábado, dia 7, às 10h45 da manhã. Fruto de uma parceria inédita entre a produtora Mixer (do filme Besouro e do documentário O assassinato de Jean Charles) e a Rede Globo, a série terá 26 episódios inéditos, todos baseados na obraReinações de Narizinho.
Mas como será a cara desses personagens, agora, animados para a TV? Os traços dos personagens foram feitos pelo ilustrador Bruno Okada e já estão sendo usados, desde abril de 2010, no Mundo do Sítio, site criado pela Editora Globo que reúne jogos e brincadeiras com os personagens de Lobato (leia mais abaixo).
Coube à Mixer, a partir desses traços, fazer a adaptação das histórias criadas por Lobato e toda a animação dos personagens. Para João Daniel Tikhomiroff, presidente da produtora, o maior desafio nessa tarefa foi não perder a essência de Monteiro Lobato. “A criança de hoje tem outro ritmo, gosta de muita ação, mexe em computador, iPhone. Foi preciso agradá-las, mas respeitando a característica original de cada personagem”, diz Tikhomiroff, que também é um dos produtores executivos do desenho. O trabalho durou cerca de dez meses. Cada episódio levou cerca de cinco semanas para ficar pronto.
Segundo Tikhomiroff, os episódios trarão bastante ação. Logo no primeiro, chamado "Um lugar diferente", a Emília é sequestrada. Em outro, há um gato vilão. Mas nada de violência, assim como nos originais de Lobato. Não há lutas, tiros ou cabeças explodindo, algo bem comum nos desenhos atuais. “Os desenhos são do bem. Têm uma cultura ética bem cuidadosa. Quem faz o bem é recompensado, quem faz o mal é castigado”, diz.
A trilha de abertura foi mantida na voz de Gilberto Gil, que topou o desafio de fazer uma versão mais “acelerada” para o desenho. Os efeitos sonoros e as outras trilhas presentes na animação foram assinadas pelo músico André Mehmari.
Tikhomiroff diz que já há planos tanto para uma segunda temporada, quanto para um longa com os personagens do sítio. “Estamos na expectativa de aprovar a nova temporada, mas ainda não estamos trabalhando nela”, diz.


Nenhum comentário: