AGENDA CULTURAL

28.2.12

SESC apresenta mostra do artista gráfico Elifas Andreato

De 12 a 17 de março, o SESC Araçatuba realiza o projeto O Artista da Capa, uma série de atividades em torno dos trabalhos do artista gráfico Elifas Andreato, produzidos para a indústria fonográfica.

A programação inclui exposição com capas de discos produzidos por Elifas em 40 anos de carreira; mesa redonda com a presença do artista gráfico, colecionadores e pesquisadores; feira livre para troca de vinis; exibição de documentário sobre o artista e uma discotecagem com o repertório da mostra. 

A mostra é gratuita e acontece de segunda a sábado, das 9h às 18h, no Maap (Museu de Artes Plásticas de Araçatuba) e as atividades complementares no dia 17, a partir das 10h, em diversos espaços.

Elifas Andreato
O artista gráfico e jornalista nasceu em 1946, em Rolândia (PR). Em 1970, participou da criação da revista Placar e da coleção História da Música Popular Brasileira. Também trabalhou como programador visual para peças teatrais, com destaque para Ricardo III, de Shakespeare, Mortos Sem Sepultura, de Jean-Paul Sartre, Murro em Ponta de Faca, de Augusto Boal.

No mesmo período, despontou como criador de capas de discos para os mais importantes nomes da MPB. O aplauso da crítica chegou em 1973, no álbum “Nervos de Aço”, do sambista Paulinho da Viola. A partir de então passou a imprimir sua personalidade nos trabalhos e enxergar-se na obra, ocupando um espaço que ninguém havia notado.

Da geração do vinil, Elifas foi o grande “capista”, chegando a produzir cerca de 500 capas, com destaque para um álbum de Clementina de Jesus, “Rosa do Povo”, de Martinho da Vila, “A Arca de Noé”, de Vinicius de Moraes e “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque.

Em quatro décadas de trabalho, foram mais de mil desenhos, obras de arte que se entrelaçaram às histórias políticas, sociais e artísticas brasileira.

Ao escolher como suporte as capas de disco, livros, cartazes, jornais e revistas, Elifas decidiu também os rumos de sua arte: uma forma de expressar sua posição diante dos acontecimentos do mundo e, principalmente, do Brasil.

Em 2011, o artista recebeu o "Prêmio Especial Vladimir Herzog", que homenageia uma pessoa que se destacou na defesa pelos Direitos Humanos e na luta pela democracia.

“Minha arte se liga à história da minha vida, das vidas assemelhadas à minha, e serve para contar o que entendemos que seja o mundo, a justiça, a liberdade”, diz Elifas.


Em Araçatuba, serão mostrados 80 itens emoldurados, na proporção de 60 capas, dez contracapas e dez encartes. O material é parte da coleção particular de Clênio Lemos, proprietário da Media4Music, empresa de importação que atua na prensagem de disco de vinil, impressão de livros e acondicionamento, como representante da GZ Vinyl.

A mostra acontece no MAAP (rua Duque de Caxias, 29, Centro, Araçatuba). Agendamento de visitas para grupos pelo telefone (18) 3608-5400.

Confira a programação:

Feira de Troca
Encontro de colecionadores e apreciadores para doações e trocas de discos.
17/03, sábado, 10h, Calçadão da Princesa Isabel, Araçatuba


Elifas Andreato, Um Artista Brasileiro
Documentário com depoimentos de Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Sérgio Cabral, Rildo Hora e Martinho da Vila sobre o artista gráfico, Elifas Andreato. Sessões para grupos durante a semana podem ser agendadas pelo telefone (18) 3608-5400.
17/03, sábado, 16h, Teatro Castro Alves, Araçatuba (rua Duque de Caxias, 29, Centro)


O Retrato da Qualidade Artista de Uma Época
Abordagem do tema da mostra, com a presença de Elifas Andreato, autor das obras; Clênio Lemos, curador da mostra e responsável pela nova onda de trabalhos lançados em vinil no Brasil, como Criolo, Anelis Assumpção, Bid e Clube do Balanço; Alfredo Bello (DJ Tudo), músico e pesquisador, Nele Azevedo, artista plástica e Ataliba Sanches, colecionador araçatubense.
17/03, sábado, 17h, Teatro Castro Alves, Araçatuba

DJ Tudo
O músico e pesquisador Alfredo Bello apresenta, em sua discoteca, as músicas que fazem parte do acervo exposto na mostra. A sua apresentação retrata a música brasileira nas suas mais variadas vertentes que vai desde Martinho da Vila, Paulinho da Viola e Clementina de Jesus até os ritmos mais dançantes. “Será a mistura de canções tradicionais brasileiras com um ritmo mais moderno”, afirma.

O DJ avalia o universo musical brasileiro como um destaque. “A música brasileira é um dos mais variados e ricos universos culturais e sonoros da terra” afirma o artista.

Alfredo Bello teve o primeiro contato com a música por conta do processo de sociabilização na adolescência. A partir de 1991, a música tornou-se a principal atividade de sua vida, sendo o ano de 1993 o início do seu contato com a Cultura Tradicional Brasileira e a partir de 2000 tem registrado as tradições do país.
17/03, sábado, 21h, Pub Rock Beer, Araçatuba (Rua Aguapeí, 1884, Jardim do Prado). Classificação 16 anos.

As atividades têm o apoio do MAAP (Museu Araçatubense de Artes Plásticas).

SERVIÇOO Artista da Capa acontece do dia 12/03, segunda a 17/03, sábado, 10h no MAAP, Araçatuba. (Duque de Caxias, 29, Centro). Feira de Troca acontece no dia 17/03, sábado, 10h, Calçadão da Princesa Isabel. Mesa redonda com o tema O Retrato da Qualidade Artista de Uma Época acontece dia 17/03, sábado, 17h, Teatro Castro Alves, Araçatuba. DJ Tudo faz apresentação no dia 17/03, sábado, 21h, Pub Rock Beer, Araçatuba (Rua Aguapeí, 1884, Jardim do Prado).

Programação Cultural do SESC Birigui
Pólo Avançado em Araçatuba
Graziela Nunes
(18) 3608-5400



Graziela Nunes
Programação Cultural
SESC Birigui
Polo Avançado do SESC em Araçatuba
(18) 3608-5400

2 comentários:

Luís Augusto disse...

Ótimo evento! Valerá a pena ir!

Camila Momesso disse...

Muito bom esse programa! Estarei lá!