AGENDA CULTURAL

13.5.12

O Grito do Ipiranga - de Pedro Amércio a Paulo Caruso


Pedro Américo de Figueiredo e Melo (1843-1905), célebre pintor brasileiro e autor de um dos mais conhecidos e emblemáticos quadros da iconografia brasielira. Estamos falando do quadro "O Grito do Ipiranga" ou, como inicialmente foi denominado, "Independência ou Morte", obra acabada em 1888, por Pedro Américo, e que hoje se encontra no Museu Paulista. O quadro representa o ponto de partida para a Independência do Brasil, e o grito foi dado por D. Pedro I que viria a ser o primeiro Imperador das terras de Santa Cruz, em 1822.
Numa entrevista a um jornalista/escritor de sucesso, brasileiro (Laurentino Gomes) se refere este quadro e a figura complexa e controversa de D. Pedro IV (1º do Brasil). Acerca do quadro de Pedro Américo, diz ele o seguinte:"...Nada que está ali é real. D. Pedro aparece como um príncipe real bem vestido num cavalo alazão. Ele não estava assim. Ele estava mais como um tropeiro numa mula de carga, que era a forma correcta de subir a serra do mar, os dragões da independência (a guarda de honra do imperador) ainda não existiam, então eram tropeiros, fazendeiros, pessoas simples do vale do Paraíba que haviam constituído a guarda de honra. Nem o riacho do Ipiranga deveria estar ali porque o grito aconteceu a 600 metros do riacho." (Revista do "Público", 3/10/2010, p. 41 - Portugal)
Minha mãe, 85 anos, conta certas passagens da vida dela, das quais participei também, de uma forma com que não concordo. Fico quieto, porque ela viveu aquilo diferentemente de mim. Assim, Laurentino Gomes mais uma vez comprova que a História é, quase sempre, recontada com certo subjetivismo. Por isso, todo o cuidado é pouco... Nem tudo que está nos manuais escolares é verdadeiro.
(Do blog www.arpose.blogspot.com - com adaptações)

Comemoração do movimento das Diretas Já  - paródia do quadro de Pedro Américo publicada pela Folha de São Paulo - edição de 25 de abril de 1984
1. Luíis Ignácio Lula da Silva
2. Aureliano Chaves
3. Cibiliz Viana
4. Paulo Maluf
5. Tancredo Neves
6. Franco Montoro
7.Leonel Brizola
8. Ulisses Guimarães
9. Dante de Oliveira
10. João Batista Figueiredo
11. Danilo Venturini
12. Otávio Medeiros
13. Válter Pires
14. Newton Cruz
15.Leitão de Abreu    
Faixa vermelha - povão - marginalizado
Faixa azul - o centro político
Faixa alaranjada - os militares

Fazendo uma leitura agora, maio de 2012, 28 anos depois, percebemos como o Brasill mudou.
A charge permite outras leituras.

Nenhum comentário: