AGENDA CULTURAL

24.5.12

Oito conselhos para quem quer viver mais e melhor


Não cansam de aparecer no mercado novos cremes, cirurgias, produtos, dietas e receitas milagrosas para estender a vida mais alguns anos. No entanto, não bastaquerer chegar no futuro se não tiver saúde – física ou mental – para aproveitar a maturidade. Chegar aos 80, 90, 100 esbanjando saúde e disposição não é nada fácil e requer muita força de vontade. Mas se você que chegar lá, pode começar hoje mesmo a seguir o caminho da longevidade com alguns conselhos bem simples. Pronto para começar?

Se você acha que já passou o tempo de começar a cuidar da saúde, está muito enganado. Atitudes tomadas hoje mesmo podem fazer grande diferença no seu futuro. De acordo com a doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Fátima Niemeyer da Rocha, "praticar ações que melhorem a qualidade de vida é mais questão de decisão do que de momento escolhido. A hora que você decidir mudar, vai ser a hora certa de fazer isso. Quanto mais cedo, melhor, evidentemente, mas isso não quer dizer que já seja tarde demais. A mudança parte do desejo e o desejo só surge quando você percebe que ela será importante para você. No entanto, é importante destacar que nenhuma mudança é fácil. Ela é espinhosa, mas o fruto recompensa".

A partir de passos muito simples, você pode começar hoje mesmo a mudar suas atitudes em relação à saúde e ao que você ainda quer fazer da vida. Veja esses oito conselhos que selecionamos para você e que vão te ajudar a dar o primeiro passo a caminho da longevidade.
1. Fazer sexo
Segundo o presidente do Departamento de Clínica Médica da Associação Paulista de Medicina (APM), o geriatra André Jaime, "uma vida sexual regular e prazerosa diminui o estresse e, assim, contribuiria para um melhor equilíbrio do eixo 'hipotálamo-hipofisário-adrenal' (que regula o sistema imunológico), protegendo contra infecções e melhorando a eficácia da vacinação e capacidade de se proteger contra o câncer – uma vez que se sabe que o organismo produz diariamente células cancerígenas que, ao serem reconhecidas pelo sistema imunológico, são destruídas. A atividade sexual também melhora sintomas ansiosos e depressivos, que muitas vezes são causas de dores crônicas".

2. Comer direito
De acordo com um estudo publicado no "International Journal of Epidemiology", fazer uma dieta rica em variedade de vegetais e proteínas magras leva a uma vida mais longa e com menos risco de doenças cardiovasculares e câncer. Por outro lado, muita carne vermelha, carboidratos refinados, açúcares e alimentos ricos em gorduras saturadas foi associado a uma incidência maior de mortalidade por essas doenças. Uma pesquisa publicada no "Rejuvenation Research" afirma que comer menos conforme envelhece soma anos à sua vida. De acordo com o estudo, se comermos 15% menos do que comíamos aos 25 anos, pode-se adicionar até 4,5 anos à vida. 

Um comentário:

HAMILTON BRITO... disse...

Bem, estou fazendo estas coisas todas.Umas mais que outras. Como direito, devegar e mastigando, muita verdura, legumes.Caminho 1h30 a passo de marcha todos os dias, pertenço a grupos diversos para uma maior interação, canto na seresta pois quem canta seus males espanta. Quanto a fazer sexo....conheçe aquela música sertaneja que diz assim: " Ah! se Deus me ouvisse e mandasse pra mim, aquilo que eu e um dia partiu, ah! eu te peço Sennhor, quero fazer amor...e vai por ai. Mas vou tentando. É só nao ter pressa. Pressa é inimiga da perfeição e agora estou oferecendo QUALIDADE.