A
Prefeitura de Araçatuba, por meio das secretarias de Cultura e de Turismo, está
estudando projeto para a construção de um museu, na área central, que conte a
história da criação de gado que deu projeção nacional ao município na primeira
metade do século passado. A primeira reunião neste sentido aconteceu na manhã
desta terça-feira (23) no Paço Municipal.
A área de mostra permanente deverá ser construída na rua Gonçalves Ledo, no terreno em que funcionou, até o início da década de 1990, o almoxarifado da Prefeitura. A construção, que deverá ser bancada pela iniciativa privada, deverá ter 1,5 mil metros quadrados. Ao lado será erguido, também, um laboratório de genética bovina.
O ACERVO
De
acordo com o empresário Marcus Settani, o museu deverá abrigar o acervo que
hoje está na sede da Central VR, localizada no KM 523 da rodovia Marechal
Rondon (SP-300), pertencente ao médico veterinário José Carlos Prata Cunha.
Fazem parte da lista de material exposto, centenas de troféus, fotos e até o boi Karvadi,
empalhado.
Karvadi, considerado o mais perfeito nelore do mundo, foi importado da Índia, em 1962, com outros animais, para promover o melhoramento genético da raça, que no início era feito por cruzamentos e não por inseminação artificial.
O boi foi importado por Torres Homem Rodrigues da Cunha, responsável por implantar o primeiro laboratório brasileiro de congelamento de sêmem, na chácara Zebulândia, localizada na cidade de Araçatuba. Isto tornou Araçatuba conhecida nacionalmente. Com o laboratório, foi possível transmitir aos descendentes do touro Karvadi sua linhagem especial.
PRÓXIMOS PASSOS
Os secretários Carlos Nova (Turismo) e Hélio Consolaro (Cultura) disseram que a administração fará um grande esforço para tornar o empreendimento possível.
De acordo com eles, além de ajudar a resgatar parte importante da história da cidade, o futuro museu também ajudará a trazer mais visitantes a Araçatuba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário