AGENDA CULTURAL

6.11.12

Macaco quer banana? Vamos para Água Limpa!




O Festival Gastronômico da Água Limpa, que dá destaque à produção de bananas e produtos derivados desta cultura, será realizado no próximo dia 25, a partir das 12h. O evento, que acontece no bairro rural Água Limpa, ao lado da igreja local, é promovido pela Associação dos Pequenos Produtores da Micro Bacia Hidrográfica do Córrego da Água Limpa, com apoio da Prefeitura de Araçatuba.

Neste festival, são vendidos produtos à base de banana, valorizando o trabalho feito em conjunto entre a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA). A iniciativa, além de estimular a diversificação da produção das pequenas e médias propriedades rurais do município, oferece curso de Turismo Rural.

No cardápio deste ano estão pratos como leitoa no tacho com farofa de banana; nhoque de banana, rondelle de banana, arroz "Água Limpa" e salada agridoce.

TURISMO RURAL
Segundo o secretário de Turismo de Araçatuba, Carlos Nova, no curso de Turismo Rural, entre os temas abordados, estão a oportunidade de empreendimento, identidade e cultura, gestão de empreendimento, pontos de vendas e produtos artesanais, meios de hospedagens, de alimentação, atividades turísticas em áreas naturais, encantando e atendendo clientes, resgate gastronômico.

Ele enfatiza que, desde o início, os produtores mostraram uma grande disposição para trabalhar o setor e aceitaram o desafio se inscrevendo no curso. “É um incentivo para que eles possam aprender novas tecnologias e potencializar o setor”, afirma.

De acordo com ele, o curso é um sucesso. Além disso, ele também afirma que quem faz o curso pode trabalhar várias modalidades para que o turismo rural se desenvolva em Araçatuba. “Nós já estamos traçando uma rota turística, mas pode-se trabalhar ainda a culinária, ciclo turismo e outras atrações no campo", conclui.

DIVERSIFICAÇÃO
O programa de produção de mudas e plantio em assentamentos é desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA) com dezenas de produtores.

O trabalho consiste na formação de mudas de banana por meio da divisão dos rizomas, que consistem no caule subterrâneo da planta, separando as gemas vegetativas, que originarão novas plantas. Após a separação dos rizomas, cada um com sua “gema”, a equipe plantou as mudas em canteiros de areia grossa, onde por 21 dias, os rizomas foram irrigados, para que pudesse brotar.

De acordo com o diretor de Apoio ao Agronegócio da SMDA, William Benez Fernandes, a intenção é de diminuir o custo de implantação dos bananais e ter um maior rendimento dos rizomas, atendendo a necessidade de todos os assentados.

Segundo ele a ação, que já está dando certo, é uma iniciativa importante, pois o aproveitamento das mudas está sendo muito maior, uma vez que cada rizoma possui de 8 a 10 gemas, dando a possibilidade de uma maior produção de mudas.

Um comentário:

Heitor Gomes disse...

Então, vamos comer banana. Banana engorda e faz crescer. Amém!