AGENDA CULTURAL

23.12.12

As novidades do Umuarama: Cantinho do Nono

Portal do Cantinho do Nono
Registrar fotos no Cantinho do Nono para um amador como este blogueiro é difícil, pois há excesso de luminosidade. Classificar as coisas é uma atitude racional, às vezes, beira ao preconceito, mas o local pode ser chamado de elemento da cultura caipira, a concepção estética da zona rural.
Charrete: a criança estava com medo. O animal é feito de cerâmica
 Se você, leitor, conhece a Praça do Guanabara, a Seisaburu Ikeda, em Araçatuba, conhecida também como Praça da Zô, vai me entender. A população simples adora como a praça é enfeitada e ajardinada, mas os arquitetos, paisagistas e decoradores torceram o nariz. É a estética do jardim de minha mãe quando morávamos no sítio, qualquer platinha que desse flor tinha lugar nele.
O carro de boi cantador com o balaio
 O Cantinho do Nono é uma área de lazer no Umuarama de uma família que mora no Jardim Nova Iorque. O lado pobre, claro. Nono porque ele tem 65 anos e sangue italiano nas veias e morou em Itápolis-SP, onde há muitos italianos, quis homenagear seus antepassados.  Iluminar e enfeitar o seu cantinho é o seu passatempo, o jeito de ser feliz. 
Papai Noel conversa com as crianças

De repente, vejo um Papai Noel sair dos fundos, abraçar as crianças visitantes. Quem era o ator? Rosvel Menezes, da escola de samba Virada do Sol disfarçado de bom velhinho. E as famílias da redondeza querendo a presença dele nas casas para entregar presentes e dizer: Papai Noel esteve na minha casa.
Presépio
 Eu pensei em encontrar uma cantina, mas é uma área de lazer particular, que não é alugada a ninguém, só para a família. Também procurei o velhinho gordo, barba branca, baixinho, o nono, mas encontrei o Sr. Natalino Urias e sua esposa Maria de Lourdes.  Ambos bem jovens para idade da certidão de registro civil.
Maria de Lourdes e Natalino Urias, o nono
 Sr. Natalino mistura Natal com saudade da infância, da mocidade. Lá há charrete, carros de boi, monjolo, vários presépios. Os animais, embora sejam em tamanho natural, são imagens de cerâmica. 
A parelha de boi puxando o carro cantador: Estrelo e Cateto
 Se você quiser visitar o local, será o prazer do Sr. Natalino. Não cobra nada, não vende nada, um lugar que enche os olhos de religiosidade e cultura, caipira, claro. Por que não?      

Anote o endereço: Cantinho do Nono, Av. Umuarama, 396 - asfalto até lá.É mais fácil chegar pela rua dos Fundadores. O melhor horário de vista é durante a noite.


Um comentário:

NATAL LUIZ SBRANA disse...

De fato amigo Helio, o cantinho do Nono, é um lugar lindo de se ver, luzinhas pra todo e qquer lugar, para o nosso deleite, fui e gostei.