AGENDA CULTURAL

19.12.12

Os capiaus invadiram o templo da erudição



João Mulato e Douradinho no teatro Castro Alves, Araçatuba
 Hélio Consolaro*
 
No  dia 5 de  dezembro de  2012, na comemoração dos 104 anos de Araçatuba, o Sesc brindou a cultura caipira de Araçatuba com o show de João Mulato e Douradinho no teatro municipal  Castro Alves.

A  “caipirada” ou  os “capiaus”, como  este blogueiro, lotaram  a  casa, invadiram o templo da cultura erudita. Pediram música, se anunciavam. Apesar de ter uma formação acadêmica, a origem deste secretário municipal de Cultura é caipira, morador da zona rural de Araçatuba até os 12 anos.
Douradinho
  
- João, canta aquela!

- Sou o fulano de Magda!

Ficou bem informal. Havia gente de outras  cidades. Na verdade, tratava-se de Wilson Leôncio de Melo (nome civil de João Mulato). Gente cabocla, feita na labuta da vida.


João Mulato  convidou Du Viola e Henrique para cantar com o Douradinho durante o espetáculo, mas não emprestou a viola. Quem tocou foi ele mesmo. Ficou provado: violeiro empresta  até a mulher dele,  mas a viola  nunca.  

Outro fato interessante foi o tique nervoso de João Mulato. Cantar em Araçatuba no verão é suar em bica, por isso ele trouxe uma  toalha de rosto para o palco. E  enxugava o rosto  a cada intervalo musical. Esqueceram-se de dizer a ele que havia ar condicionado até no  palco do teatro, bem gelado. A caipirada tremia, mas era de frio.
João Mulato


João Mulato morou por muito tempo em  Araçatuba,  ainda tem o seu pai na cidade. Começou a sua vida artística no município, e também é o proprietário do nome “João Mulato  e Douradinho”, pois o primeiro “Douradinho” faleceu, que se chamava Domingos Miguel dos Santos. O atual é Luís Carlos Martins Bontempo. Discípulos de Tião Carreiro.

O show agradou tanto que o Sesc quer se tornar parceiro dos futuros eventos da Queima do Alho. A cultura caipira conquista novos adeptos.

*Hélio Consolaro é professor,  jornalista e escritor. Atualmente exerce a função de secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP 

Um comentário:

Anônimo disse...

Linda apresentação da dupla João Mulato e Douradinho! Presenciei o público lotar o teatro Castro Alves e se emocionar com as "modas" que a dupla tocava. Fiquei orgulhosa em ver meus amigos Du Viola e Henrique participarem da apresentação, confirmando que em Araçatuba existem talentos na música raiz.Parabéns ao SESC pela inciativa! Parabéns a vc Hélio que valoriza suas raízes! Parabéns ao Prefeito Cido Sério que sempre apoiou todas as iniciativas de valorização e preservação da Cultura Caipira!
Que em 2013 todos os segmentos do Centro de Tradições Culturais de Araçatuba possam brilhar e representar nossa cidade no cenário Nacional!
Claudia