AGENDA CULTURAL

6.1.13

Novo secretário de Saúde de Araçatuba

DA REDAÇÃO, THIAGO ESTEFFANATO - ARAÇATUBA (jornal O LIBERAL)
Cido troca comando da Saúde; Carla abraça Teixeira e passa o bastão
Com risco iminente de surto de dengue, já anunciado para Araçatuba no final do ano passado, foi apresentado no início da tarde de ontem (5) o novo secretário municipal de Saúde.

O presidente do hospital psiquiátrico Benedita Fernandes, José Carlos Teixeira, foi nomeado pelo prefeito Cido Sério como substituto de Carla Augusta Lopes Penteado no comando da Secretaria da Saúde. “Assumo a pasta com a prioridade de combater a dengue, primeiramente irei conhecer as pessoas que estão lá (Secretaria) e conhecerei in loco cada unidade de saúde. Vamos tentar aplicar a prevenção com um pouco mais de êxito”, garantiu Teixeira.

Um levantamento da Secretaria estadual da Saúde apontou que Araçatuba, juntamente com Guarujá e Bauru, lideram o ranking de risco de dengue no Estado. A escolha dos municípios mais vulneráveis foi feita a partir do mapeamento do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), considerando os municípios com mais de 60 mil habitantes e que apresentaram índice de infestação predial do Aedes aegypti acima de 1%. Em Araçatuba o índice era de 2,3 %.

A Prefeitura iniciou na última quinta-feira (3), o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2013. A expectativa é divulgar o resultado final do levantamento no dia 21 de janeiro.

PASSANDO O BASTÃO
Teixeira passa a responder por uma das secretarias mais vulneráveis a críticas e com urgência de evolução progressiva. Na cerimônia de assinatura da nomeação também estava presente a ex-secretária Carla Penteado que ao ser questionada pela reportagem do O LIBERAL sobre qual foi o seu maior desafio durante o comando da pasta, respirou por alguns segundos e foi interrompida por Cido Sério. “A Carla está emocionada e eu posso responder por ela que o maior desafio foi o do Hospital da Mulher”, adiantou o prefeito sobre a morte de 16 bebês ainda no útero materno ao longo de 2011.

“Acredito que esse tenha sido o caso mais impactante, porque diz respeito a vidas que se foram. O cotidiano da saúde é muito complexo. Nos dois anos que estive à frente dessa pasta nosso foco foi no exercício da excelência no atendimento. Saio com a sensação de dever cumprido, alcançando tudo o que foi possível”, disse Carla.

Para o prefeito mexer em time que está ganhando é difícil, mas adiantou que é preciso fazer mais pela Saúde, porém ele garantiu que Carla deve ganhar uma nova função no Governo, só não adiantou qual seria essa função e se seria na Saúde. “Nossa ideia de mudança está dentro de um novo pacto de fazer mais e melhor do que fizemos até agora. Nosso foco inicial é o problema da dengue”, destacou Sério.

O NOVO SECRETÁRIO
O advogado e corretor de imóveis, José Carlos Teixeira tem 55 anos de idade, atualmente é presidente do Conselho Deliberativo do hospital psiquiátrico Benedita Fernandes e vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Apesar de não ser técnico na área de saúde e sim administrativo, Teixeira garantiu que seus focos de atuação frente à pasta serão em tornar o atendimento mais humanizado, contratar mais médicos e reestruturar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Antes de qualquer atitude vou conhecer de perto todos os problemas da saúde local e também usar minha experiência frente ao Conselho Municipal e do hospital para solucioná-los”, finalizou o novo secretário.

Nenhum comentário: