AGENDA CULTURAL

3.2.13

Seis famílias controlam 70% da imprensa no Brasil

Fundador do Wikileaks, Julian Assange diz que um dos grandes problemas do Brasil e da América Latina é a concentração da mídia; ele defende o presidente equatoriano Rafael Correa, que lhe deu asilo, aprofunde a disputa com a imprensa local. "Deveria atacar mais", diz ele. "Quando falamos em liberdade de expressão, temos de incluir a liberdade de distribuição, uma das coisas mais importantes que a internet nos deu", afirma

3 de Fevereiro de 2013
247 - Refugiado na embaixada do Equador em Londres, Julian Assange, fundador do Wikileaks, recebeu o jornalista Jamil Chade, correspondente do Estado de S. Paulo, para falar sobre sei livro Cypherpunks, Liberdade e o Futuro da Internet, que está sendo lançado no Brasil pela Boitempo Editorial. Na entrevista, ele disse que um dos principais problemas da América Latina é a concentração da mídia. "No Brasil, seis famílias controlam 70% da informação".

Leia, a seguir, os principais trechos da conversa:
A web como arma
Tecnologia produz poder, a ponto de a história da civilização humana ser a história do desenvolvimento de diferentes armas de diferentes tipos. Por exemplo, quando rifles eram as armas dominantes ou navios de guerra ou bombas atômicas. Desde 1945, a relação entre as superpotências era definida por quem tinha acesso a armas atômicas. Hoje, a internet redefiniu as relações de força antes definidas pelas armas. Todas as sociedades que têm qualquer desenvolvimento tecnológico, que são as sociedades influentes, se fundiram com a internet. Portanto, não há uma separação entre sociedade, indivíduos, Estados e internet. A internet é hoje o alicerce da sociedade e conecta os Estados além das fronteiras. Conhecimento é poder. 

Vigilância global
A comunicação entre indivíduos ocorre pela internet. Sistemas de telefone estão na internet, bancos e transações usam a internet. Colocamos nossos pensamentos mais íntimos na internet, detalhes, como diálogos entre marido e mulher e até nossa posição geográfica. Enfim, tudo é exposto na internet. Isso significa que grupos envolvidos na vigilância em massa realizam uma apropriação enorme de conhecimento. Esse é o maior roubo da história. 

Google e Facebook
O Google sabe o que você estava pensando. E sabe o que você pensou no passado, porque quando você quer saber algum detalhe, busca no Google. Sites que têm Google Adds, ou seja, todos os sites, registram sua visita. O Google sabe todos os sites que você visitou, tudo o que você buscou. Ele te conhece melhor que você. Você sabe o que você buscou há dois dias? Não. Mas o Google sabe. Alguém pode dizer: o Google só quer vender publicidade. Mas, na realidade, todas as agências de inteligência dos EUA têm acesso ao material do Google. Eles acessaram isso em nosso caso.(…) Países como a Islândia têm uma penetração no Facebook de 88%. Mesmo que você não esteja no Facebook, seu irmão está e está relatando sobre você.

Uso pela CIA
Pessoas querem compartilhar algo com meus amigos e amigos de meus amigos, mas não com meus amigos e com a CIA. As pessoas estão sendo enganadas.

Concentração de mídia
[Rafael Correa, presidente do Equador] deveria atacar mais. A primeira responsabilidade da imprensa é a precisão e a verdade. O grande problema na América Latina é a concentração na mídia. Há seis famílias que controlam 70% da imprensa no Brasil, mas o problema é muito pior em vários países. Na Suécia, 60% da imprensa é controlada por uma editora. Na Austrália, 60% da imprensa escrita é controlada por (Rupert) Murdoch. Portanto, quando falamos em liberdade de expressão, temos de incluir a liberdade de distribuição, uma das coisas mais importantes que a internet nos deu.

Revelações sobre o Brasil
Sim. Publicaremos muito sobre o Brasil neste ano.

Um comentário:

ESTACÃO BRASIL (UP GRADE) disse...

Controle através das redes sociais pelos principais orgãos de segurança e serviço secreto é óbvio. Basta ver que cada vez mais são incluídos dados pessoais que "facilitam" qualquer investigação. Recentemente no facebook, foi incluída aquela questão do mapa...Pouca gente se deu conta mas aquilo lá traça um histórico espacial que mostra geograficamente o movimento que a pessoa executa, visto que cada vez que ela acessa, fica registrado no mapa de que local ela acessou. Isto só poderia ser feito antes por uma consulta com ordem judicial, para requisitar o nº do IP do servidor de acesso do usuário. Agora, qualquer um que tenha acesso ao perfil pode vê-lo. Outra coisa também, é um software que foi criado durante a guerra fria no final nos anos 60 e aperfeiçoado atualmente, baseado nos protocolos de comunicação da Internet. Aqui no Brasil alguns chamam de "Aranha" e é sabido que é usado pelo BOPE. Como a princípio isto é "ilegal", mundialmente a CIA e outras agências utilizam este programa para rastrear qualquer comunicação seja emails, posts em blogs, sites, etc. de acordo a indexação de palavras, em TODOS OS PRINCIPAIS IDIOMAS...Antes da Internet, isto era feito MANUALMENTE em livros, revistas, jornais ou qualquer outra publicação, acreditem ou não...
É melhor parar por aqui, por que não é à toa que quase não se publica nada sobre isto hoje em dia...