AGENDA CULTURAL

11.4.13

Conselheiros visitam obras do CEU e sala de balé

CEU de Toledo-PR, já inaugurado
Sala de balé da escola municipal Roseli de Oliveira - próxima ao conj. hab. Atlântico
Na última reunião do CMPCA, os conselheiros foram convidados para visitar as obras do Centro de Artes de Esportes Unificados, uma parceria dos governos municipal e federal, que está em andamento no conjunto habitacional Atlântico.
O embarque
O CEU ocupa um quarteirão, com pistas de caminhada, quadra de esportes, quadra de esqueite, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), biblioteca, sala de computadores e auditório multiuso. Ele comportará a ação de quatro secretarias municipais: Cultura, Assistência Social, Esportes e Participação Cidadã.
As obras - CEU de Araçatuba
A secretaria de Participação Cidadã terá a tarefa de promover uma administração compartilhada do equipamento, fazendo com que os moradores participem da gestão e cuidem dele.
Conselheiros andam pelas obras
O CEU, antes PEC - Praça de Esporte e Cultura, é um equipamento construído em bairros cuja população seja caracterizada de alta vulnerabilidade social. O conjunto habitacional Atlântico tem moradores de famílias com renda inferior a 03 salários mínimos, que não são alcançadas pelo sistema financeiro. As casas foram financiadas em 10 anos, com prestações inferiores a R$ 200, para as mães. Elas são as "donas" das casas, já que historicamente os homens abandonar o lar com mais facilidade.
Vestiário da sala de balé -Escola municipal Roseli de Oliveira
Após a visita ao CEU, os conselheiros visitaram a Escola municipal "Roseli de Oliveira", onde foi inaugurada recentemente (março de 2013), uma sala de balé. Os conselheiros ficaram encantados com a qualidade e a amplitude da sala, que tem também vestiário.  
Clima de companheirismo entre conselheiros
     

CEU – Araçatuba
Hélio Consolaro*

Percebe-se que boa parte dos moradores das zonas nobres de Araçatuba não conhece a cidade em seu todo. Às vezes, por isso, até criticam a atual administração por desconhecimento. Só observar por cima, de um avião, não revela os detalhes de nossa urbe.

No conjunto habitacional Atlântico, por exemplo, moram quase 1.000 famílias. Trata-se de investimento do programa do governo federal chamado “Minha casa, minha vida”, que é bastante amplo, mas nesse caso privilegia família com renda inferior a 03 salários mínimos. Gente que não era beneficiada pelo sistema financeiro por falta de renda, por isso morava de favor em casa de parentes ou mesmo em sub-habitação.

Considerada uma população de alta vulnerabilidade social, o conjunto habitacional foi escolhido pelo prefeito Cido Sério (PT) para receber o CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados. Antes era o PEC – Praça de Esportes e Cultura, mas como se trata de obra do Ministério da Cultura, a ministra Marta Suplicy adotou CEU, como forma de reportar à sua ação como prefeita de São Paulo, quando construiu CEUs pela periferia da capital paulista.

O CEU de Araçatuba, já está em construção, tem 3 mil metros quadrados, com quadras cobertas, biblioteca, auditório, “lan house” e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), além de pista para caminhada em seu entorno. Ele será um próprio municipal com gestão compartilhada.

No CEU, haverá ações das seguintes secretarias municipais: Cultura, Esportes, Assistência Social e Participação Cidadã. Esta última cuidará da gestão compartilhada, que implantará um conselho gestor com participação dos moradores.
    
O CEU é uma espécie de Centro Social Urbano (CSU) – bairro Morada dos Nobres - ou Caic (governo Collor), construído no bairro São José. Ambos tiveram problemas em seu início, pois não houve um trabalho prévio de mobilização social para que a gestão fosse compartilhada.

Estive em São Paulo, num dos auditórios da Funarte, participando de um seminário: dias, 27 e 28 de março de 2013. Além de mim, Araçatuba se representou por Luana Daniela dos Santos (moradora), Reginalva de Oliveira (Participação Cidadã).  

Durante o seminário, houve momentos fortes de discussão de como fazer a mobilização social. Sertãozinho, por exemplo, já está com o CEU funcionando, apresentou a todos as primeiras experiências. E assim foi com outros municípios que, às vezes, nem começaram ainda a obra. Estes têm até agosto para fazê-lo.

Saímos de lá com a certeza de os moradores precisam ser os protagonistas na gestão do CEU, porque aquele espaço vai tornar a vida deles mais fácil. Assim, teremos a oportunidade de tirar crianças das ruas, fazendo a educação complementar, proporcionando o lazer. Temos certeza de que foi uma grande conquista do prefeito Cido Sério (PT). Todos os araçatubenses precisam conhecer nossos bairros para não criticar apenas por ouvir dizer. Há muito por fazer, mas muita coisa já foi feita.  

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP.



Nenhum comentário:





Nenhum comentário: