AGENDA CULTURAL

24.4.13

Gerber, Mentor e MinC debatem Cultura e demandas do interior paulista


Encontro na AGCIP, em Monte Alto, reuniu 18 cidades em torno de ações culturais, mas abriu espaço para outros pedidos ao deputado presente
A manhã de sábado, 20 de abril, marcou o encontro de 17 municípios do interior paulista (e representantes de São Paulo) na sede da Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado”, em Monte Alto.

O evento foi pautado pelo vereador local Carlos Gerber, com a presença do deputado estadual Antonio Mentor e do diretor da Fundação Nacional das Artes (Funarte, órgão do Ministério da Cultura - MinC) no estado de SP, Tadeu de Souza.

Além da anfitriã Monte Alto, se fizeram representar: Americana, Araçatuba, Barretos, Barrinha, Bebedouro, Brodowski, Cajobi, Cândido Rodrigues, Fernando Prestes, Guaíra, Jaboticabal, Matão, Monte Azul Paulista, Pitangueiras, São Paulo, Sertãozinho e Taquaritinga.
Imagem inline 1
Carlos Gerber abre evento com prefeitos, vices, gestores e artistas presentes

Mesa
Compuseram a mesa os prefeitos Antônio Falchi (Cândido Rodrigues), Márcio Barbarelli (Cajobi), Rodrigo Ravazzi (Fernando Prestes), Douglas Scardelatto (Pirangi) e Fúlvio Zuppani (Taquaritinga). Junto ao organizador Carlos Gerber, o presidente de seu partido local, o PT, Daniel Tercino.
Professora Cláudia Colli, representando Araçatuba na reunião, ao lado do deputado estadual Antônio Mentor 
Também chamados os vices João Paulo Rodrigues (Monte Alto) e Maria Emília Muniz (Barrinha), além do presidente da Câmara local Francisco Lucente, representando os demais vereadores: de Monte Alto, Elias Bahdur, João Piccolo, José Ricardo, Thiago Cetroni e Marcelo Augusto; Renato Martins (presidente da Câmara de Cajobi), José Roberto Santos (Brodowski), Raquel Lauriano (Monte Azul Paulista) e Robson Contrera (Fernando Prestes).

Debates
Abrindo o evento, Carlos Gerber falou sobre seu trabalho e a parceria com o deputado estadual Antônio Mentor – haverá, inclusive, repasse de R$ 100 mil para Monte Alto, que devem ser destinados à infra-estrutura do Centro de Lazer do Jd. Tangará, além de mais de R$ 700 mil em emendas somente para as cidades presentes – algumas ainda serão atendidas pelo deputado.

Com a palavra, tanto Tadeu de Souza (Funarte/MinC) quanto Antonio Mentor destacaram o papel nacional do Consórcio Intermunicipal Culturando (CIC), idealizado pelos montealtenses da AGCIP, como mecanismo de ações culturais pactuadas com as esferas governamentais; na cultura, o mecanismo é pioneiro.

Outro ponto tocado foi o projeto cuja ideia partiu da própria Ministra da Cultura, Marta Suplicy, que aguarda as informações sobre as estações ferroviárias, em mega-projeto que visa tornar esses espaços centros culturais no novo modelo de “CÉUS das Artes”.
Imagem inline 3
Tadeu de Souza destacou a importância histórica do Consórcio Culturando

DemandasCom a palavra aberta, gestores culturais e artistas dos municípios discorreram sobre apoio a artes como Teatro e Dança, além dos editais e da necessidade de um olhar mais apurado para a realidade do interior de SP.

Após as muitas falas – com direito a agradecimento pelo Cineclube Culturando no Bairro, pela Associação de Moradores do bairro Bela Vista do Mirante – Tadeu e Mentor responderam às questões.

A Irmandade de Misericórdia de Monte Alto também apresentou demanda ao deputado, que pôs seu mandato à disposição de todos que colocaram suas questões no encontro.

Por fim, de forma simbólica, Antonio Mentor vestiu a camisa da AGCIP; sempre presente ou se fazendo representado nos encontros de cultura pelo seu chefe de gabinete Pedro Salvador, Mentor repassou emenda para a realização do mais tradicional festival de viola caipira do país: a Violeira “Rose Abrão”, em parceria com Os Independentes, de Barretos, chega à 30ª edição.
Imagem inline 2
Mentor respondeu demandas e pôs mandato à disposição
Pós
Após o encontro, houve algumas filiações partidárias e todos foram convidados para o almoço com Queima do Alho, a música caipira de Guilherme Tenório e participações musicais dos cantores Élio Floriano (Matão) e Jordana (SP).

Nenhum comentário: