De obras faraônicas ao ato que instituiu censura extrema. Esses são alguns dos aspectos abordados na exposição sobre ditadura, “Liberdade Sempre”, do professor Euclides Garcia Paes de Almeida. A exposição multimídia conta com banners, telão com exibição de trechos de músicas que criticavam o período, além de um jogo interativo com as principais datas históricas dos “anos de chumbo”.
/
A exposição “Liberdade Sempre” traz um pouco do período em que ocorreu a Ditadura Militar no País. Com o relato de quem viveu momentos de dor e angústia, o professor Euclides se emociona em relatar a aqueles que têm tempo e vontade de aprender, um pouco mais daquilo que veio a ser um período negro na história do País. Como torturado, ele lembra os três dias em que viveu em cárcere, e os anos de exílio pela América Latina, onde também foi perseguido a mando dos generais brasileiros.
Professor Euclides relata os momentos de tortura no período da ditadura |
Na região
A exposição também aborda como a Ditadura atuou em Araçatuba e região. Os temas são tratados de maneira educativa, com uma linguagem acessível tanto para alunos quanto para especialistas, resultado de uma pesquisa minuciosa feita pelo idealizador do projeto.
A mostra está em exibição no saguão da Biblioteca Municipal “Rubens do Amaral”, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 8h às 13h.
O projeto foi subsidiado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Araçatuba, atendendo a edital da Secretaria Municipal de Cultura.
Os visitantes podem visualizar banners com gráficos e recortes da época |
Um comentário:
Trabalho muito bem feito pelo professor.Gostei.
Postar um comentário