AGENDA CULTURAL

23.5.13

Momento singular

Hélio Consolaro com Lisa e Hugo

Hélio Consolaro*

No lançamento de meu livro “Aulas de gramática aplicada”, em Araçatuba, no dia 18 de maio de 2013, na Livraria dos Amigos, Calçadão da Marechal, a presença de algumas pessoas me comoveram. Não foi a presença do prefeito Carlos Hernandes, nem dos colegas de secretariado, nem dos rotarianos; outras, bem mais singelas.

A professora Zair Maria da Cruz da Silva veio acompanhada de sua filha Rosimeire Roberto da Silva, com dificuldade de se locomover por motivos de saúde, mas quis compartilhar da alegria de seu amigo Consa. Ela me lembrou os velhos tempos de militância deste croniqueiro na Apeoesp.
Zair Maria da Cruz da Silva 

A Malvina Andrade Silva, cabeça branca, membro da comissão organizadora do “Estação Taveira”, evento que a Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba-SP está organizando e fazendo junto com a população do bairro rural de Eng.º Taveira. Nem sei se ela vai precisar do livro, mas fez questão de compartilhar o momento.
Luana Daniela dos Santos

Luana Daniela Santos, jovem mãe, moradora do conjunto habitacional Atlântico, cuja amizade fizemos indo a São Paulo, num seminário para a mobilização social de implantação do CEU – Centro de Cultura e Esporte Unificados – naquele bairro. Ela não tinha o dinheiro para comprar o livro, mas foi levar o seu abraço ao mais recente amigo.

Outras três pessoas tiveram o mesmo comportamento: levaram apenas o abraço como moeda, porque lhe faltou o dinheiro. E fiquei emocionado, pois a atitude tão solidária é moeda mais valiosa.

Muitos ex-alunos também quiseram comprar o livro, com autógrafo do velho professor. Disseram-me ao receber o livro assinado de minhas mãos: “Quero recordar as antigas lições, aquelas boas aulas”. Sei que há um certo exagero nisso, mas os olhos marejaram.
Maria Zeí Biagione

Maria Zeí Biagione, com sua bengala, esteve presente, demonstrando seu companheirismo, tanto pregado por nós, rotarianos. Participamos juntos do Rotary Araçatuba Cruzeiro do Sul. O esforço foi tanto que se sentiu um mal-estar e teve de ser socorrida.
Outra surpresa foram meus sobrinhos Lisa e Hugo, duas crianças nisseis. Viram a notícia do lançamento do livro pelo Facebook, arrastaram a mãe Marcela pela mão, postaram a foto que tiraram comigo, escrevendo: “meu primeiro livro autografado”.


Hélio Consolaro, Kunivo Takahashi e esposa
A família Takahashi, proprietária da Livraria dos Amigos, também foi fantástica. Comandada por seu Kunivo, estiveram o tempo todo comigo para que nada faltasse na livraria. Deram-me uma caneta chique para que os autógrafos fossem mais autênticos.

Não cometo só bondades, pratico minhas atrocidades. Pensando fazer o bem, não convidei a velhinha mais querida, minha mãe, pensando poupar-lhe esforços em seus 86 anos. Quando soube, levei uma bronca e ouvi soluços por causa disso. Senti-me um filho sem coração.
Ex-aluna

Agradeço o empenho do jornal O LIBERAL, os préstimos de seu editor-chefe, Antônio Crispim. Muito obrigado, amigos, funcionários da Secretaria Municipal de Cultura. A vida é feita de momentos emocionantes como esses.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Nenhum comentário: