Os Estados Unidos colocaram em órbita um novo satélite-espião com um logotipo polêmico: um polvo estrangulando o planeta Terra. O lançamento provocou um verdadeiro surto de reações iradas nas redes sociais
18 DE DEZEMBRO DE 2013 ÀS 18:18
Por: Equipe Oásis
"Nada está fora do nosso alcance", diz em letras garrafais o logotipo estampado na parte externa do novo satélite espião norte-americano, o NROL39, lançado na quinta-feira, 3 de dezembro. Acima da inscrição aparece a imagem de um enorme polvo, envolvendo a Terra com seus tentáculos. A ideia do logo é do Escritório de Reconhecimento Nacional EUA (NRO, sigla em Inglês), a equipe responsável pelo fornecimento de informações obtidas via satélites espiões e de reconhecimento para os diversos órgãos de segurança norte-americanos, particularmente a Agência de Segurança Nacional (NSA). O lançamento em si não atraiu muita atenção, ao contrário do logotipo e do slogan escolhido para esse novo satélite espião.
O lançamento desse satélite com seu logotipo agressivo e arrogante provocou verdadeira celeuma nas redes sociais, com protestos acalorados de milhões de usuários. Depois do recente grande escândalo de espionagem internacional, com a revelação de que os norte-americanos espionam líderes mundiais e milhões de cidadãos comuns, o slogan provocou furor entre os internautas. A NRO desenvolve um logotipo especial para cada lançamento de satélites espiões. Aqui estão alguns deles, de simbologia não menos controversa do que o polvo do NROL- 39.
NRO, fábrica de satélites espiões
O lançamento do NROL39 aconteceu na base aérea Vandenberg, na Califórnia. Fundada em 1961 (mas com existência desconhecida pela opinião pública até 1992) a NRO desenha, constrói, lança e mantém os satélites espiões dos Estados Unidos.
"NROL39 é representado por um polvo, uma criatura muito versátil, adaptável e de grande inteligência. Emblematicamente, isso significa que os inimigos dos Estados Unidos podem ser alcançados não importa o lugar onde se escondam", disse Karen Furgerson, porta-voz da NRO. Furgerson afirma que a missão do satélite é "apoiar os soldados americanos que servem em todo o mundo e proteger a nação".
Detalhes sobre o lançamento e sobre as capacidades e funções do NRO39 são mantidos em segredo, mas especialistas como William Graham (NASA Spaceflight.com) acredita que esse satélite será usado para a criação de imagens através de sinais de radar.
3 comentários:
Esta mesmo, é?
Então la vai. Osama, vá pro diabo que te carregue.
Que Deus abençoe os EUA! Espero que este satélite tenha um raio laser que possa queimar todas as bandeiras vermelhas do mundo!
Que Deus abençoe os EUA! Espero que este satélite tenha um raio laser que possa queimar todas as bandeiras vermelhas do mundo!
Postar um comentário