AGENDA CULTURAL

4.5.14

Matar um leão por dia

Rawell era considerado dócil e pesava mais de 300 quilos

Um leão de nove anos de idade, que não possuía rastreamento e pesava 300kg, foi roubado de um criadouro particular na madrugada desta quinta-feira (1) em Monte Azul Paulista, localizada a 400 km de São Paulo. O Criadouro Conservacionista São Francisco de Assis funciona com autorização do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e possui cerca de 330 animais. 

As Polícias Civil e Ambiental foram informadas e tentam localizar os autores do furto. Para isso, já contam com algumas pistas. Uma caminhonete com três homens e uma mulher teria sido vista próxima ao local. E, de acordo com o responsável por cuidar do leão, Oswaldo Garcia Junior, o antigo dono do animal, que vive no Paraná, estaria ameaçando tomá-lo de volta. LEIA MAIS, CLICANDO AQUI

Em Araçatuba

Os leões têm tomado as páginas de jornais de Araçatuba com as mudanças havidas no Zoológico Municipal Flávio Leite Ribeiro de Araçatuba. Leão também morre.

Descobrimos que os animais não são muito diferentes de nós: se estressam, têm câncer, morrem etc Numa mudança, se debilitam e as doenças se apressam em vir a público.

Aliás, sou partidário de que o Zoológico Municipal Flávio Leite Ribeiro, que tem sido visitado por muita gente após reabertura, deva se transformar numa reserva de animais de nossa fauna, sem querer importar animais exóticos, como leões, girafas que têm origem africana.  
Solenidade de abertura da Festa do Trabalhador - Carlos Hernandes com o microfone

Então, caro leitor, os leões já não são temidos como antigamente. Até são roubados como se fossem cachorrinhos poodle. Será que os ladrões eram donos de circo (mas atualmente os circos não podem dar espetáculos com animais) ou foi uma gravação de cena de filme? Roubar um leão para fazer o quê com ele, já que só dá prejuízo! Fica a incógnita. 

Há gente dizendo por aí que o autor do roubo foi o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Jorge Hector Rozas. Está querendo repor peças no Zoológico Municipal Flávio Leite Ribeiro. 

Na Festa do Trabalhador, Dia 1.º de Maio 2014, o vice-prefeito de Araçatuba Carlos Hernandes ao usar a palavra disse que na Prefeitura mata-se um leão por dia. Houve um risinho em cada boca de sindicalista, mas um gaiato foi logo falando, após o término da solenidade:

- Hernandes, um por dia, não, mas um por semana...

Houve gargalhadas, e Hernandes descobriu que havia sido infeliz em sua metáfora. Isso acontece.
.


Nenhum comentário: