AGENDA CULTURAL

3.9.14

Oficina Cultural Sílvio Russo comemora sete anos

A Oficina Cultural Silvio Russo comemora no mês de setembro sete anos de atividade na região de Araçatuba. Com isso, durante todo o mês de comemoração, a oficina realiza diversas atividades culturais na cidade. 

No dia 13 de setembro a Big Band, do Conservatório Musical de Tatuí, fara uma apresentação às 20h, no Teatro da Unip. Também será realizada a exposição “O Patrono”, com obras do artista plástico que dá nome à Unidade, em quatro espaços diferentes da cidade, simultaneamente: Oficina Cultural Silvio Russo, Museu Araçatubense de Artes Plásticas, Espaço Cultural Fábrica da Arte e Salão de Exposições do Araçatuba Shopping Center, de 01 a 13 de setembro. Todos os eventos de comemoração terão entrada gratuita e livre para todos os públicos.

Na exposição “O Patrono – Sete Anos de Oficina Cultural Silvio Russo”, quatro espaços de Araçatuba apresentarão pinturas, gravuras e desenhos do artista, além de matrizes inéditas e objetos pessoais de trabalho utilizados ao longo de sua carreira. Silvio Russo (1934-1997) nasceu em São Paulo e percorreu o mundo com sua arte. Em sua trajetória que o tornou conhecido internacionalmente, o artista criou mais de três mil obras, muitas delas produzidas durante os doze anos em que morou em Araçatuba.

Em “O Patrono Gravador”, a Oficina Cultural Silvio Russo apresenta dez gravuras do artista, dando início a um processo de revalorização da técnica que se desdobrará em próximas programações.
Na série “O Patrono em Preto e Branco”, o traço monocromático que consagrou a carreira de Silvio Russo será exposto em dez desenhos no Museu Araçatubense de Artes Plásticas, dialogando com o famoso painel do artista afixado em seu hall de entrada.

No Araçatuba Shopping Center, o público terá acesso a uma das múltiplas técnicas utilizadas pelo artista. A pintura em tela estará presente na exposição em dez obras raras e inéditas no espaço destinado ao “Patrono e a Pintura em Tela”.

Por fim, a filha do artista plástico, Fernanda Russo, abre as portas de seu ateliê Espaço Cultural Fábrica da Arte para um mergulho no universo do pintor, através da exposição de vinte matrizes de gravura em metal, instrumentos de trabalho, livros com depoimentos de Elis Regina, Gal Costa, entre outros itens pessoais no espaço “Conhecendo o Patrono”.

SERVIÇO
Exposição: “O Patrono – Sete Anos de Oficina Cultural Silvio Russo”
Entrada  gratuita, nos seguintes, horários e locais:






O Patrono Gravador
1 a 13/9 – segundas-feiras – 13h às 18h | terça a sexta-feira – 13h às 22h | sábados – 9h às 13h
Local: Oficina Cultural Silvio Russo

O Patrono em Preto e Branco
1 a 12/9 – segunda a sexta-feira – 9h às 17h
Local: MAAP – Museu Araçatubense de Artes Plásticas: Rua Duque de Caxias, 29 – Centro

Conhecendo o Patrono
2 a 12/9 – segunda a sexta-feira – 14h às 17h
Local: Espaço Cultural Fábrica da Arte: Rua Marcos Manfrinatti, 2147 – Iporã

O Patrono e a Pintura em Tela
3 a 12/9 – segunda-feira a sábado – 10h às 22h | domingos – 10h às 20h

Local: Saguão do Araçatuba Shopping Center: Avenida Joaquim Pompeu de Toledo, 601 – Bairro Nova Iorque

Nenhum comentário: