AGENDA CULTURAL

6.9.14

Zum na candidata


Hélio Consolaro*

Há pessoas que são boas, excelentes, a distância, ao nos aproximar delas descobrimos que não são tão boas assim. Geralmente, isso ocorre quando conhecemos de perto nossos ídolos.

Outras, bem distantes, somos até indiferentes a elas, até temos uma visão negativa sobre elas, quando fazemos um zum, passamos a admirá-las.

Então, caro leitor. Nos tempos idos, eu sempre tive uma amizade mais próxima com Cido Sério, hoje prefeito de Araçatuba, enquanto que, com a Cidinha Lacerda (PT), era um relacionamento de cumprimentos apenas.

Cido Sério (PT), eleito prefeito, tanto Cidinha Lacerda (PT)  como eu, fomos fazer parte do seu secretariado, quando pude conhecê-la mais de perto. Ela na Assistência Social, eu, na Cultura. As duas secretarias que tiveram transformações profundas, inclusive na sua estrutura administrativa, com um novo modelo de gestão.

No início, achava com os meus botões que ela era excessivamente acolhedora. Qualquer pessoa tida como “tranqueira” pela sociedade, ela acolhia, compreendia, socorria. Mulher do coração mole.

Fui descobrindo que seu espírito caridoso não significava permissividade, quando necessário, sabia ser dura nas decisões, tinha posições firmes. Não é escrava de uma ideologia.

E o próprio prefeito dizia: “se alguém me acha legal, a Cidinha é bem melhor do que eu. Ela foi responsável por minha formação”. Assim, conforme aumentava o zum, mais admirava a pessoa Cidinha Lacerda.  

A política araçatubense sempre foi objeto de solavancos, bravatas, xingamentos. Na administração do prefeito Cido Sério (PT), a conciliação foi a marca. Quando a imprensa achava que o circo ia pegar fogo, chegava o corpo de bombeiros da conciliação para apagá-lo.

Assim, Prefeito Cido Sério (PT) e Carlos Hernandes (PMDB) convivem pacificamente por dois mandatos (seis anos, tendo mais dois). E o casal Cido e Cidinha se separou de uma forma madura, nada de jogar os cacarecos pela porta da casa, promovendo barraco. Separaram-se afetivamente, mas continuam ligadíssimos no campo político. Tudo isso dependeu muito da Cidinha.

Com certeza, ela aprendeu muito de administração pública sendo secretária municipal de Assistência Social por quatro anos, está aprendendo demais nessa campanha eleitoral (trabalhar a favor de alguém e ser candidato é bem diferente), tenho certeza de que ela exercerá o mandato de deputada estadual. Vai depender de você, caro (e)leitor.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP  

Um comentário:

Hélio Ninha disse...

Boa Tarde !...
Xará...
Ótimas observações,... também não conhecia a Cidinha. Conheci a D.Tereza,e os seus filhos o "moleque" Cido, convivia entre nós, no Bairro São Vicente, principalmente na Rua Belmonte.Mas o tempo passou, fiquei conhecendo a Cidinha, que por sinal prá mim foi muito gratificante. Na oportunidade, desejo a ela muita sorte nesta sua nova caminhada, estamos juntos...
Abraços...