AGENDA CULTURAL

13.10.14

Festival de Teatro de Araçatuba, Festara, começa na sexta-feira

O tradicional Festara (Festival de Teatro de Araçatuba), terá início no próximo dia 17 de outubro e se estende até o dia 26.  Os ingressos começam a ser distribuídos a partir desta segunda-feira (13). Dentre as atrações apresentadas este ano estão peças dos mais variados gêneros entre eles drama, comédia, musicais, teatro de mascarás, entre outros. Haverá ainda intervenções cênicas, espetáculos de rua e apresentações em locais fechados.

Os grupos participantes são dos mais diversos estados do país, vindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Maranhão e Paraná. Os convites podem ser retirados gratuitamente no Polo Avançado do Sesc em Araçatuba (rua José Bonifácio, 39, Centro), no Maap (rua Duque de Caxias, 29, Centro) e no Senac (av. João Arruda Brasil, 500, São Joaquim). O limite é de dois ingressos para até quatro espetáculos diferentes por pessoa (controlado por número de RG).

Segundo o coordenador do festival, Alexandre Melinsky, as apresentações ocorrem em mais lugares diferentes. As atrações serão espalhadas por 11 pontos da cidade: teatros municipais Castro Alves e Paulo Alcides Jorge, Pork's Bar, Associação Afrocultural, praças João Pessoa e Rui Barbosa, Calçadão da Marechal, saguão da Biblioteca Municipal, praça de convivência do Senac, Maap (Museu Araçatubense de Artes Plásticas) e Residencial Águas Claras.

Dentro da grade de apresentações, cinco espetáculos são nacionais, dez estaduais e quatro regionais foram selecionados a partir da análise dos projetos apresentados. Além disso, dois são contratados pelo Sesc e um foi cedido pelo programa Circuito Cultural Paulista (da Secretaria de Estado da Cultura). A maior parte dos espetáculos será apresentada somente uma vez. Apenas os espetáculos "Cais, das Profundezas das Embarcações" (Velha Companhia), "Deus e o Diabo na Terra de Miséria" (Oigalê) e "A Carroça é Nossa" (Grupo Xama Teatro) terão duas sessões cada.

A programação completa e mais informações sobre o festival podem ser conferidas no site http://www.festara.com.br. A realização do evento é da Associata (Associação dos Artistas Teatrais da Região de Araçatuba), em parceria com a Prefeitura (pela Secretaria Municipal de Cultura), com o Senac e o Sesc. O festival conta ainda com o apoio da Oficina Cultural Silvio Russo e empresas parceiras.


Neste ano, o Festara realiza sua 10ª edição, mas não haverá na programação atividades comemorativas. O festival foi idealizado pela Federação de Teatro Amador da Região de Araçatuba no ano de 1996, que tinha, na época, Melinsky como presidente e fundador. As duas primeiras edições, em 1997 e 1998, tinham caráter regional e competitivo. No ano de 2007, foi reestruturado e passou a ser realizado pela Associata. A partir de 2011, o festival passou a receber companhias de diversos estados brasileiros.

Nenhum comentário: