AGENDA CULTURAL

6.10.14

Minas apontou o caminho. Aécio, não!

Hélio Consolaro*

"O mais carioca dos governadores mineiros."

Não quero ser chato, mas algumas verdades são incontestáveis. Não é possível ser reprovado em casa e aprovado fora dela, alguma coisa está errada se isso acontecer.

Conta a tradição popular que um sujeito ruim, mal-encarado, morreu. Durante as exéquias, os amigos fizeram discursos elogiosos sobre o morto. A mulher, ouvindo tudo aquilo, não acreditou. Chamou o filho:

- Chiquinho, vai lá ver se é seu pai mesmo que está naquele caixão!  

A candidata Marina Silva foi a mais votada no estado Acre, porque é o seu lugar, por onde foi senadora. Foi lá que construiu a sua história juntamente com outro líder, Chico Mendes.

Também foi a candidata a presidenta da República mais votada em Pernambuco, porque lá era o estado de Eduardo Campos. Para prestigiar o líder morto, o povo pernambucano votou em Marina.

Onde Dilma foi mais votada? Em Minas Gerais, porque lá nasceu e viveu parte de sua juventude. No Rio Grande do Sul, porque construiu a sua vida de política institucional por lá. Tanto Marina como Dilma mereceram o prestígio de seus conterrâneos.

Em 1989, na eleição de Fernando Collor de Melo, falava-se que ele teria sido péssimo governador em Alagoas, mas ele nunca perdeu uma eleição em seu estado.

Bem diferente aconteceu com o Sr. Aécio Neves, PSDB. Ele é neto de Tancredo Neves, foi governador de Minas Gerais e é senador por aquele estado, mas não foi o mais votado como candidato a presidente da República. Também o seu candidato a governador, Pimenta da Veiga, não foi eleito, aliás, o PT, partido de Dilma Rousseff, elegeu Fernando Pimentel já no primeiro turno. No Rio de Janeiro, cujas casas noturnas o conhecem bem, perdeu feio, ficou em 3.º lugar.

Como canta o secretário municipal de Turismo de Araçatuba, Antônio Carlos Ferreira (PMDB):

Oh! Minas Gerais
Oh! Minas Gerais
Quem conheceu Aécio
Não vota nele jamais
Oh! Minas Gerais

O recado dos mineiros é bem claro: Aécio não serve para governar o Brasil. Se não fosse o Estado de São Paulo, teria ficado bem distante da candidata Dilma Rousseff no primeiro turno.  
Pense nisso, caro (e)leitor.  


*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Um comentário:

Hélio Ninha disse...

Boa Tarde !...
Xará....

Esses tempos atrás, li uma reportagem na Folha de São Paulo, que o Aécinho, ao passar um final de semana em seu sitio em MG, tomou a mais uns "RG" (Rabo de Galo),e ficou em estado etílico...e ao montar em seu cavalo, caiu e quebrou 3 costelas...Resultado, diz que foi culpa do cavalo, que escorregou e que iria sacrifica-lo...rsrsrs Animalllll...