AGENDA CULTURAL

21.10.14

ONU diz que falta d'água em São Paulo foi erro administrativo do PSDB

Governador de São Paulo enviou ofício ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, cobrando correção das conclusões da relatora especial para água e saneamento sobre a crise da água em São Paulo; a portuguesa Catarina de Albuquerque fez uma visita ao estado em agosto e concedeu entrevistas às vésperas da eleição estadual, além de ter responsabilizado o governo pelo problema e apontado falta de investimentos.

SP 247 – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), enviou um ofício ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, cobrando que sejam corrigidas as conclusões feitas pela relatora especial para água e saneamento da Organização, Catarina Albuquerque, sobre a crise da água em São Paulo.
O documento enviado foi enviado no dia 9 de setembro e obtido e publicado pelo blog do jornalista Fernando Rodrigues, do Uol. No documento, o tucano diz que a realtora, além de ter cometido "erros factuais", fez uso político do tema, uma vez que, quando veio a São Paulo em agosto desse ano, concedeu entrevistas à imprensa na véspera da eleição estadual, violando o código de conduta da ONU.
Em sua conclusão, Catarina apontou responsabilidade do governo estadual para a crise hídrica e ainda falta de investimentos no estado. No ofício, Alckmin usa um tom duro para dizer ainda que se a ONU não retificar o relatório de Catarina de Albuquerque, ele ficaria em dúvida sobre a habilidade da organização para realizar a Cúpula do Clima – que aconteceu no dia 23 de setembro, poucos dias depois do envio do ofício – e demonstrar "propriedade, criatividade e liderança" sobre o tema.

Nenhum comentário: