AGENDA CULTURAL

9.11.14

A confraria do Dr. Geraldo

Jornal O LIBERAL
Hélio Consolaro*

Fui novamente visitar o Hotel Mariá, sexta-feira, 07 de novembro de 2014. Sempre agosto, o médico Geraldo da Costa e Silva, brinda-nos com mais um livro. Já é o 10.º. Não há na Academia Araçatubense de Letras acadêmico com bibliografia mais rica.  Mas por se tratar de futebol, em ano de Copa do Mundo no Brasil, aconteceu em novembro.

A omissão da Copa do Mundo de 2014 é evidente. Não perguntei o motivo ao escritor propositalmente porque tiraria de meu texto este parágrafo. Talvez tenha sido por questão de operacionalidade (edição, lançamento, etc) ou porque ficou traumatizado com o 7 a 1 – Alemanha e Brasil. Ou não quis se meter em encrenca, preferiu se omitir, pois tem amigos dos dois lados. A briga política na Copa do Mundo desembocou na eleição de 26/10/2014.

A noite de lançamento dos livros do Dr. Geraldo, que é o décimo, certamente tem mudado o seu perfil a cada novo título. Como é composta, em sua maioria de amigos, e o escritor é um jovem de 70 anos, alguns participantes da noite de autógrafos do primeiro livro já partiram, outros se mudaram, mas os renitentes estavam lá, querendo o 11.º, como forma de comemorar a vida. Na verdade, tais noites são uma confraria.
 
Dois amigos: Lourival e Geraldo
Geraldo da Costa e Silva, como bom contador de “causos”, excelente cronista como é, dignifica sempre o fato contado que, às vezes, é reles. O livro “Do mundo da bola”, ainda feito diretamente na gráfica, sendo o próprio autor seu editor, é uma enciclopédia sobre futebol, com um valor agregado: escrito sob o olhar poético do Dr. Geraldo.

No livro, o leitor vai encontrar crônica sobre jogadores que tomaram nome de ave emprestado para se batizarem, médicos jogadores de futebol, como Sócrates e Tostão, mas há mais. E profetizou que seu neto João Fernando também será médico e são-paulino como o avô.

Torcedores, árbitros, cartolas, gandulas, todos foram lembrados pelo cronista. Como ex-presidente da AEA – time de Araçatuba – não deixou de contar as peripécias do futebol araçatubense, mas não se esqueceu de suas experiências infantis e juvenis de Prata-MG e Ribeirão Preto-SP.


O livro contém 281 páginas, prefaciado por outro acadêmico da AAL, Lourival Amilton Lautenschlager (o Lorico), de quem é amigo inseparável. Está sendo vendido a R$ 40,00 na sede da Academia Araçatubense de Letras, rua Joaquim Nabuco, 210 – centro – 18 3624 7638, das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.   

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP


   

Nenhum comentário: