AGENDA CULTURAL

4.11.14

Música popular e música erudita -bem misturadas

O grupo Ternamente Eclético se apresentará no dia 21 de novembro, sexta-feira, às 20h, no teatro municipal Paulo Alcides Jorge - Araçatuba-SP - Entrada franca


   “Tocar Música Popular com a mesma dedicação que faz na Música Erudita e tocar Música Erudita com a mesma descontração com que se toca  a Música Popular” –  Essa é a proposta do Grupo Ternamente Eclético, formado pela pianista Cecília Bellato, a soprano Débora Letícia, o contrabaixista e arranjador Álvaro Damazo e o violinista Luís Fernando Dutra. Todos os músicos são professores da Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle” e têm intensa atividade artística e didática.

          A formação inicial do grupo foi um trio instrumental  ( piano, violino e contrabaixo ) e a primeira apresentação foi  dividida em duas partes, sendo uma parte dedicada à Música Clássica e outra parte à Música Popular. Para a segunda apresentação, o repertório não foi dividido,  todos os estilos foram misturados ocasionando assim uma performance  à Boa Música, sem rótulos.



       Com a finalidade de enriquecer a sonoridade e o repertório do grupo, a cantora Débora Letícia ingressou no “Ternamente Eclético” em 2005. Desde então, o grupo se apresenta com essa formação contando também com a participação de diversos Convidados Especiais : a pianista Maria Luiza Zani Dutra, os guitarristas Heitor Mazzotti e José Fernando Freitas e o baterista Roggero Chiarinelli.

         Há 10 anos se apresentando em Piracicaba, o Ternamente Eclético vem conquistando a plateia com diversas apresentações temáticas, tais como : “Uma viagem de volta ao Mundo através da Música”, “Mozart e Beatles” e “Jobim e Piazzolla” e outros espetáculos envolvendo os mais diversos estilos musicais.

        Em 2011 apresentou o espetáculo “Rock Rhapsody”, em parceria com o “Projeto Ilumina”. 

Aproveitando essa idéia o Ternamente Eclético novamente inovou com o Rock Anos 80 procurando resgatar o ambiente musical do Século XIX e também os anos 80, período de enorme produção musical no Brasil e no Mundo.

         No 1º semestre de 2012  sendo o ano da ITÁLIA no BRASIL, o grupo se apresentou no TEATRO do SESC de Piracicaba homenageando esses dois países e  no segundo semestre do mesmo ano  dentro do projeto “PRATA DA CASA”  aparece com o  tema " VIVALDI & LUÍS GONZAGA "   com a participação especial do grupo de forró SINHÁ FLOR.

           No ano de 2013 no Teatro da UNIMEP, é mostrado o espetáculo Rock Rhapsody II com novo formato e repertório diferente da primeira versão.
Essas apresentações são  a prova de que é possível  fazer Música Clássica, Popular e Rock, sem qualquer forma de preconceito.




Repertório Ternamente Eclético 21/11/2014- Araçatuba, Show "Música e Poesia"
1- O Barbeiro de Sevilha-J. Rossini;
2-Medley - Iron Maiden;
3-Nulla Mundo in pax sincera- A. Vivaldi;
4-Chovendo na Roseira- Tom Jobim;
5-Prelúdio Bachiana 4- Villa Lobos;
6-Rainha-A. Damazo/T. Damazo;
7-Mama I'm coming home- O. Osbourne;
8-O Destino- A. Damazo/João G. Rosa;
9-Adios Nonino-A. Piazzolla;
10- Gaúcho/Abre-Alas-Chiquinha Gonzaga;
11-Seu Lua-A. Damazo/T. Damazo.

Ponto de Cultura do Ministério da Cultura - Academia Araçatubense de Letras. Apoio Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura de Araçatuba

Nenhum comentário: