AGENDA CULTURAL

24.1.15

Escola de samba Sonho e Fantasia, de Araçatuba, se preparando para o carnaval de 2015


Da reportagem Faces Históricas – 23/1/2015 - por Amauri Zanforlim


A Escola de Samba Sonho e Fantasia de Araçatuba é presidida por Manoel Rodrigues Vieira Filho e vice Marilene Constantino Souza. Foi em clima de muito trabalho e alegria que a nossa reportagem do Projeto Faces Históricas registrou com fotos e mini-videos os bastidores da organização de uma das cinco escolas concorrentes do carnaval 2015 em Araçatuba – a Sonho e Fantasia. 

Durante nossa visita ao barracão da escola conversamos com o Presidente da Assesa – Associação das Escolas de Samba de Araçatuba – Oscar Faria Ramos.  Oscar revelou que o carnaval de Araçatuba este ano de 2015 está muito mais competitivo devido a diversos fatores. Um deles é devido a maior competitividade entre as escolas que concorrerão este ano, pois quem ficar em 5.º lugar descerá para o 2.º grupo.

Outro ponto positivo exigido pela ASSESA foi o aumento dos componentes nas escolas de samba que torna o carnaval ainda mais atrativo. A associação vem realizando várias ações para a melhoria do carnaval em conjunto com a atual administração do Prefeito Cido Sério (PT) como também é o caso do aumento em dois mil lugares nas arquibancadas no carnaval deste ano de 2015.
Manoel Rodrigues Vieira Filho e a vice Marilene Constantino Souza. 
Uma outra novidade serão as intervenções realizadas pela secretaria de cultura de Araçatuba que trará o INTERVALO DA DIVERCIDADE com as participações até o momento já confirmadas para o carnaval do desfile do Balé Municipal, Projeto Bem-Estar e do Projeto Guri com mais de 300 componentes.

Realmente muitas novidades que farão do carnaval 2015 em Araçatuba muito atrativo para toda a população. Ainda de acordo com o presidente da ASSESA – a associação tem sido um órgão facilitador para as escolas de samba da cidade, facilitando créditos para os carnavalescos adquirirem o melhor na composição dos trabalhos nas escolas de samba da cidade.

Nossa reportagem  também conversou com diversos componentes da escola de samba Sonho & Fantasia, inclusive com o presidente fundador da escola, Manoel Rodrigues Vieira Filho que informou sobre o  samba-enredo deste ano de autoria  do compositor Allan Malafaia com o tema: RELIGIÕES AFRICANAS.

A Associação Cultural e Recreativa Escola de Samba Sonho e Fantasia foi fundada em março de 1997 – há 18 anos - e conta com cerca de 300 componentes. Presidida por Manoel Rodrigues Vieira Filho e a e vice Marilene Constantino Souza. 

Destacando que a madrinha da bateria, Roseney Pereira; a rainha da escola, Nilce Elaine de Almeida Dionísio; o mestre-sala, Gomeri Júnior e a porta bandeira Larissa Midani. Os mestres da bateria são Hélder e Anderson; o coreografo é o bailarino João Rogério e o carnavalesco, Anderson Fabricio Correia Gomes.
Oficina da escola
O presidente da Sonho & Fantasia também revelou o tema da escola para 2016 – destacando a dança em homenagem ao atual coreógrafo da escola João Rogério – considerado um dos melhores bailarinos de Araçatuba que tem participado de eventos internacionais de dança como foi  sua última participação no Festival de Dança de Joinville e mais recentemente do EDARA Araçatuba, além de diversos eventos de dança realizados pela secretaria de cultura de Araçatuba nos últimos anos.

Além de carnavalescos, componentes da escola registramos a presença da esposa do presidente do ASSESA – Oscar Faria Ramos – a Edilza acompanhada da jornalista  Alessandra Muraro Novais que pertence ao COMPIR – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Araçatuba e participante de movimentos culturais e sociais na cidade. Osvaldo de Souza Rodrigues – presidente do Grêmio Recreativo e Escola de Samba  Os Caprichos também marcou presença no barracão da Sonho & Fantasia.

Nossa reportagem aproveitou a oportunidade para já agendar a próxima visita na Caprichosos que esta localizada na Avenida dos Araçás, 8 para também registrar os trabalhos em andamento na escola concorrente do carnaval 2015 em Araçatuba.

Durante esta visita da reportagem do Projeto Faces Históricas ao barracão o objetivo foi de mostrar os bastidores e um pouco da HISTÓRIA da escola tradicional fundada em março de 1997 - há quase 18 anos.

Até a próxima visita – em uma nova escola de Araçatuba revelando o trabalho – bastidores dos artistas carnavalescos que buscam o melhor destaque no Carnaval 2015 cujo tema  é "Oxente! Uai! Vôti, véi" e que tem como samba enredo a composição "É uma honra poder recordar", do músico Luís Gustavo Pereira de Castro (Mr. Potato).

MAIS FOTOS, CLIQUE AQUI

Nenhum comentário: