AGENDA CULTURAL

17.1.15

Festival de taikô reúne o Brasil em Araçatuba

Divulgação
Grupo de taikô de Araçatuba

O LIBERAL - A REDAÇÃO - ARAÇATUBA, 17/01/2015

Será realizado em Araçatuba hoje (17) e amanhã (18), o 10º Festival Kawasuji, evento anual de taikô. O evento contará com delegações vindas de todo o Brasil, incluindo a participação do grupo internacional "Japan Marvelous". 
Ao todo serão 30 grupos participantes de 27 cidades: Araçatuba, Santa Fé, São Bernardo do Campo, Piracicaba,Campo Grande, Londrina, Cascavel, São Caetano do Sul, Presidente Prudente, São Bernardo do Campo,Taboão da Serra, Belo Horizonte, Bauru, Maringá, Dracena, São Carlos, Atibaia, Bragança Paulista, Salvador, São José do Rio Preto, Tupã, Manaus, Ribeirão Pires, Araraquara, Jales, Lins e Rio de Janeiro.


O festival começa hoje (17), às 9h, com um workshop no UniSalesiano, e se encerrará amanhã (18), com os grupos se apresentando no Teatro Unip (Universidade Paulista) também a partir das 9h. O evento é promovido pela Associação Nipo-Brasileira de Araçatuba e com apoio da Prefeitura. O festival reúne taikoistas de várias cidades do país e apresentará ao público toda a diversidade de ritmos e técnicas que cada região traz através do toque de seus tambores.

Igor Hiroshi Matsumoto, integrante do Grupo Ryuumei Waidako de Araçatuba, explica que, por serem anfitriões e organizadores, há uma responsabilidade maior do grupo araçatubense com a preparação do evento. "Serão muitos os cuidados a serem tomados nesses dois dias. Confesso que dá medo pela extensão do evento, mas será muito bonito , e ainda sobrará histórias para contar", diz Igor.

Japan Marvelous 
O grupo vindo de Fukuoka, no Japão, é hoje uma referência internacional quando o assunto é taikô. A sua participação especial em Araçatuba será no encerramento das apresentações no Teatro Unip, e o público poderá conferir de perto este grupo que vem inspirando a nova geração de taikoistas do Brasil.




Nenhum comentário: