AGENDA CULTURAL

15.1.15

O.C. Sílvio Russo: programação de janeiro a março de 2015


ARTES VISUAIS

WORKSHOP DE PROCESSOS ARTÍSTICOS: DO PORTFÓLIO AO ESPAÇO EXPOSITIVO

Coordenação: Ananda Carvalho
26 a 28/2 – quinta e sexta-feira – 19h às 22h30 | sábado – 9h às 12h e 13h às 19h
Público: artistas, professores e estudantes de arte; gestores, programadores e produtores culturais; e demais interessados a partir de 18 anos
Inscrições: 13/1 a 20/2
Seleção: currículo (enviar para:

silviorusso@oficinasculturais.org.br

com o assunto “Currículo para Workshop de Processos Artísticos”)
20 vagas

Por meio de teoria e prática, a atividade apresentará aos participantes modos de apresentação de trabalhos artísticos, abordando organização de portfólios impressos e on-line, redação de textos e produção conceitual de uma exposição, da curadoria ao espaço expositivo.

Ananda Carvalho é crítica de arte, curadora e professora. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, sua pesquisa enfocou procedimentos curatoriais em exposições de arte contemporânea. Integra o Núcleo de Críticos do Paço das Artes, instituição onde participou da residência do Grupo de Estudos Curatoriais. Também participou da residência do Ateliê Aberto #5, na Casa Tomada. Escreve para a Revista Dasartes e colaborou com o site Canal Contemporâneo, o Centro Cultural da Espanha e o MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

AUDIOVISUAL

PROJETO FÊNIX DE AUDIOVISUAL
O Projeto Fênix de Audiovisual, iniciado em novembro de 2014, é composto por atividades de formação e difusão cultural. Fênix Cinema foi a primeira sala de exibição aberta em Araçatuba, em 1918: em homenagem a esse marco cultural local, o Projeto Fênix, em parceria com o Sesc, realiza uma série de ações preparatórias com o objetivo de criar o 1° Festival Audiovisual da cidade.

Programação:

 WORKSHOP: CINEMA COM CELULAR
Coordenação: Ivo Branco
6 a 8/2 – sexta-feira – 19h às 22h | sábado – 9h às 12h e 13h às 17h | domingo – 10h às 13h e 14h às 17h
Público: videomakers, estudantes de comunicação, atores, produtores culturais e demais interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 13/1 a 5/2
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas

A atividade pretende capacitar o participante a transformar uma ideia em produto audiovisual, utilizando a câmera de seu aparelho celular. Por meio de teoria e prática, o workshop apresentará conceitos básicos da produção cinematográfica e processos criativos de roteirização e direção de filmes.

Ivo Branco é diretor e roteirista de cinema, TV e vídeo. Ao longo de mais de trinta anos de carreira, dirigiu programas na TV Bandeirantes e na TV Cultura, e foi jurado nos festivais de cinema de Gramado, Brasília e Havana. Conquistou mais de vinte prêmios no Brasil e no exterior com os curtas-metragens “Belmonte”, “Eh Pagu, Eh!”, “Strip Tease” e “Batimam e Robim”.


 MOSTRA BAGAGEM: SESSÃO CURTA KINOFORUM
A Mostra Bagagem apresenta, a cada edição, uma seleção de curtas-metragens que se destacaram em festivais brasileiros. A mostra de março trará dez curtas da 25ª edição do Curta Kinoforum – Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Após cada sessão, o público é convidado para um bate-papo sobre os filmes exibidos.

5 e 6/3 – quinta e sexta-feira – 20h30
Classificação: 12 anos
40 lugares por sessão

Programa:

Dia 5, quinta-feira, 20h30

Ameaçados
Brasil (São Paulo); 22 minutos; 2014; documentário
Direção: Julia Mariano
No sul e sudeste do Pará, onde lei e justiça dependem de nome e sobrenome, pequenos agricultores lutam por um pedaço de terra para plantar e viver.

Até o Céu Leva Mais ou Menos 15 Minutos
Brasil (Ceará); 14 minutos; 2013; ficção / documentário
Direção: Camila Battistetti
Duas mães, três crianças, um carro. Quinze minutos de percurso de uma festa infantil para casa, partindo de um aparentemente incontrolável caos até o extremo relaxamento.

Contos da Maré
Brasil (Rio de Janeiro); 17 minutos; 2013; documentário
Direção: Douglas Soares
Lendas urbanas, memórias de uma família e do local onde moram. Uma história de lobos, cobras e porcos para uma complexa Maré.

Edifício Tatuapé Mahal
Brasil (São Paulo); 9 minutos; 2014; animação
Direção: Carolina Markowicz e Fernanda Salloum
Javier Juarez Garcia é um boneco de maquete argentino que veio trabalhar nos stands de venda de apartamentos de São Paulo, aproveitando o boom imobiliário da cidade. Depois de uma grande decepção, ele decide mudar de vida e viajar pelo mundo.

Efeito Casimiro
Brasil (Rio de Janeiro); 15 minutos; 2013; documentário
Direção: Clarice Saliby
A história do evento ufológico mais importante – ainda que desconhecido – do Brasil, ocorrido em 1980 no pacato município de Casimiro de Abreu, estado do Rio de Janeiro.


Dia 6, sexta-feira, 20h30

Geru
Brasil (Sergipe); 23 minutos; 2014; ficção / documentário
Direção: Fábio Baldo e Tico Dias
Em seu aniversário de 100 anos, Zé Dias decide confiar sua vida a uma câmera.

La Llamada
Brasil (São Paulo); 19 minutos; 2014; ficção / documentário
Direção: Gustavo Vinagre
Lázaro Escarze, um cubano revolucionário de 87 anos, vive num pequeno povoado e terá seu telefone instalado pela primeira vez na vida. Para quem ele vai ligar?

O Caminhão do Meu Pai
Brasil (São Paulo) e Vietnã; 15 minutos; 2013; ficção
Direção: Mauricio Osaki
Depois de enfrentar problemas na escola, a pequena Mai Vy pede para passar o dia com seu pai, que dirige seu caminhão pelas estradas do Vietnã. Aos poucos, ela percebe que certo e errado são conceitos amplos.

Se Essa Lua Fosse Minha
Brasil (Rio Grande do Sul); 14 minutos; 2013; documentário
Direção: Larissa Lewandoski
Fazendo um paralelo com os participantes do programa espacial que ficaram conhecidos como "afronautas", na Zâmbia, em 1964, o documentário aborda viventes do trecho de uma determinada rua de Porto Alegre.

Sem Coração
Brasil (Pernambuco); 25 minutos; 2014; ficção
Direção: Nara Normande e Tião
Léo vai passar férias na casa de seu primo, em uma vila pesqueira. Lá, ele conhece uma menina apelidada de "Sem Coração".



aUDIOVISUAL / COMUNICAÇÃO

OFICINA DE INTRODUÇÃO À VIDEOTECAGEM E PROJEÇÃO MAPEADA
Coordenação: Manolo Fraga
9 a 14/3 – segunda a sexta-feira – 19h às 22h30 | sábado – 9h às 12h e 13h às 16h30
Público: interessados em arte digital e projeções visuais, a partir de 14 anos
Inscrições: 13/1 a 7/3
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas

Oficina de introdução à videotecagem (ou Vjing, performance visual em que o artista projeta ou exibe imagens e vídeos em suportes diversos) e à projeção mapeada (ou video mapping, técnica que permite a projeção de imagens em fachadas e superfícies irregulares). Serão apresentados o histórico, os conceitos e as ferramentas práticas para a criação dessas artes digitais. Durante os encontros, os participantes desenvolverão seus próprios trabalhos.

Manolo Fraga é VJ e bacharel em Música e Produção Sonora pela UFPR. Por meio de seu projeto "ILUMINOUS", desenvolve pesquisa e criação de conteúdo para projeções visuais, além de participar de apresentações de diversos artistas, colaborando na elaboração de cenários e instalações para shows, festas e festivais, dentre eles Virada Cultural de Curitiba, TribalTech MultiCult, Psicodália e Aniversário de 321 anos de Curitiba.

TEATRO

TEMPORADA: SENHORA D
Companhia Obscenos
21/1 a 4/3 – quartas-feiras – 20h30
Classificação: 14 anos
30 lugares

Baseado na obra “A Obscena Senhora D”, de Hilda Hilst, o espetáculo marca a primeira produção da Companhia Obscenos, composta por artistas formados no Curso Técnico em Arte Dramática do Senac Araçatuba. Após estreia em 2014, a peça vem circulando por festivais de teatro da região. A montagem carrega a discussão presente no texto original sobre envelhecimento, morte e indagações existenciais. Entre devaneios, a personagem Hillé busca respostas para os questionamentos que corroem sua existência. “Senhora D” também será apresentada em quatro cidades da região de Araçatuba. Ficha técnica: adaptação dramatúrgica e produção: Sergio Gazza; direção: Elder Scanferla; iluminação e trilha sonora: Almir Oliveira; interpretação: Caíque Teruel.

PROJETO MEMÓRIA DO TEATRO: DRAMATURGIA ARAÇÁ
O Projeto Memória do Teatro homenageia a história do teatro de Araçatuba e os artistas que contribuíram ou contribuem de forma determinante e multiplicadora para a consolidação das artes cênicas na cidade. A iniciativa, inédita, acontece por meio de leituras dramáticas, exposições de fotos e figurinos, exibição de vídeos e atividades formativas, em três ciclos: “Dramaturgia Araçá”, “Diretores” e “Atores de Araçatuba”. A segunda parte do primeiro ciclo apresenta leituras dramáticas de textos dos dramaturgos Antonio Carlos Simão e Clewerson William, feitas por parte do elenco original das respectivas montagens. O público presente ganhará uma cópia de cada texto.

Programação:

 LEITURA DRAMÁTICA: FÁBULAS DE ESOPÓ
Coordenação: Antonio Carlos Simão
24/1 – sábado – 20h
Classificação: livre
30 lugares

Em 1999, Antônio Carlos Simão escreveu a peça “Fábulas de Esopó”, uma adaptação dramatúrgica de fábulas milenares do grego Esopo. Em um desafio de repentistas, os contadores de causos Esourino Lacerda e Possidônio Miranda, Esó e Pó, duelam para provar ao público quem é o melhor. A partir daí, contam e interpretam os personagens das fábulas. O texto teve três montagens (foi encenado pelo grupo Os Mancomunados até 2007) e conquistou prêmios e indicações em mostras e festivais.

O dramaturgo Antonio Carlos Simão, também diretor, ator, cenógrafo e aderecista, escreveu, entre outros textos originais, “O Pássaro Encantado” e “A Dor de Barriga da Rainha”, e adaptou clássicos como “Alice no País das Maravilhas”. Ativo no meio teatral de Araçatuba entre 1988 e 2003, hoje é Diretor de Eventos Culturais da Federação de Artistas Amadores de São Paulo.


 LEITURA DRAMÁTICA: A PURA FACE OCULTA
Coordenação: Clewerson William
21/2 – sábado – 20h
Classificação: 16 anos
30 lugares

Criado com rigidez por uma tia fundamentalista, sem contato com o mundo externo e desconhecendo o grande segredo que envolve a morte de seus pais, Rey é educado por um padre e cresce nutrindo por ele um sentimento que até então não conhecia, que o deixa dividido entre o amor e os dogmas da Igreja. Encenado em 1995 pela Cia. Trópicos do Tropi-Teatro, foi o primeiro texto de Araçatuba a levar aos palcos o tema da sexualidade e religião.

Ator, diretor e dramaturgo com mais de vinte anos de carreira, Clewerson William passou por várias companhias de teatro de Araçatuba, conquistou prêmios e atualmente ministra cursos de formação teatral. Em sua dramaturgia destacam-se “Poeira de Estrelas” e “A Pura Face Oculta”, prêmio de melhor texto original no Festival Estadual de Teatro de Campinas, em 1996.

ATIVIDADES NA REGIÃO


AÇÕES REGIONAIS INTEGRADAS

TEATRO

CIRCULAÇÃO: SENHORA D
Companhia Obscenos
Classificação: 14 anos

Baseado na obra “A Obscena Senhora D”, de Hilda Hilst, o espetáculo marca a primeira produção da Companhia Obscenos, composta por artistas formados no Curso Técnico em Arte Dramática do Senac Araçatuba. Após estreia em 2014, a peça vem circulando por festivais de teatro da região. A montagem carrega a discussão presente no texto original sobre envelhecimento, morte e indagações existenciais. Entre devaneios, a personagem Hillé busca respostas para os questionamentos que corroem sua existência. Ficha técnica: adaptação dramatúrgica e produção: Sergio Gazza; direção: Elder Scanferla; iluminação e trilha sonora: Almir Oliveira; interpretação: Caíque Teruel.

Programa por cidade:

BIRIGUI
28/3 – sábado – 20h
200 lugares
Local: Biblioteca Pública Municipal Dr. Nilo Peçanha: Avenida Governador Pedro de Toledo, 73 – Centro

BURITAMA
7/3 – sábado – 20h
40 lugares
Local: Anfiteatro Elídio Rodrigues: Praça Dom Lafaiete Líbano, 16 – Centro


GUARARAPES
21/2 – sábado – 20h
40 lugares
Local: Departamento de Cultura e Educação: Rua Prudente de Morais, 450 – Centro

VALPARAÍSO
7/2 – sábado – 20h
50 lugares
Local: Espaço Cultural Profª. Maria Dirce de Carvalho D’Ávila: Rua Comendador Geremias Lunardelli, 147 – Centro

WORKSHOP: UM PASSO ADENTRO DA CENA TEATRAL


Coordenação: Julia Beatriz

Nenhum comentário: