AGENDA CULTURAL

10.1.15

Praça das Artes - o público e eu

Totem atualizado
Hélio Consolaro*

A arte é a impressão digital da alma. Assim, a Praça das Artes vai transformar aquilo que é público, a cidade, no recanto de pessoas que gostam de expressar sua subjetividade.

Até parece uma apropriação indébita, pensando em que o público é a expressão da cidadania, do coletivo. Seria como transformar uma coisa pública no jardim da casa de cada artista.

Mas a cidade por tanto representar o coletivo, no decorrer do tempo foi abandonada pelo individual, desumanizou-se, parece tudo, menos lugar ameno, ou transformou-se, em certos, casos como casa de moradores de rua.
 
Painel restaurado, reservado aos fotógrafos
Araçatuba é a cidade das praças. Temos mais de 100. Algumas com destinação específica, outras sendo cuidadas por moradores vizinhos ou empresas, muitas por ela mesma.

A Prefeitura de Araçatuba tem procurado cuidar delas, algumas por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Assim ocorre com a Praça Sakusuke Nó, na avenida Cussy de Almeida, defronte à Casa Europa (padaria). Será um lugar de produção, exposição e comercialização de artes visuais (pintura, escultura, fotografia).  
 
A banca de revista continua na praça
Um projeto mais caro, mas que teria repercussão social significativa, seria transformar a Praça São Joaquim na Praça do Artesão. No centro, se construiria a Casa do Artesão, com banheiros públicos e outros reservados para os artesãos. Além de uma praça de alimentação (alimento artesanal). Salas para guardar o material usado na venda durante o dia. Em volta, seriam construídos quiosques. Ela fica bem próxima ao centro de Araçatuba e à noite, atualmente, é ocupada por mendigos.
Fachada do ateliê de Aline Lopes, artista plástica de Araçatuba, criando, já, uma ambiência com a Praça das Artes 
 Compareça neste domingo, 11 de janeiro de 2015, 9h, o início da ocupação da Praça Sakusuke Nó pelos artistas de Araçatuba, transformando-a em Praça das Artes. Haverá a apresentação musical de Talita Rustichelli. Você é nosso convidado.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Nenhum comentário: