AGENDA CULTURAL

18.4.15

Batucando Araçatuba na Praça Olímpica




A 3.ª edição do evento Batucando Araçatuba será mais um encontro vibrante entre bateristas e cajoneiros, no sábado (18), a partir das 17 horas, na conhecida praça Olímpica, em frente ao Estádio Municipal Adhemar de Barros. Em 2015, organizadores querem repetir as experiências de sucesso de 2014 (211 percussionista) e 2013 (130 percurssionistas), e comemoram as inscrições de mais de 300 músicos apreciadores de percussão.

Realização da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, parceria do Sesc-Birigui, o evento terá execuções de diversas músicas por todos os percussionistas presentes. “Esses são momentos diferenciados e marcantes”, diz o secretário de Cultura Hélio Consolaro. Ao final, a banda Hangar ( heavy metal) de fama internacional se apresentará. Ela foi convidada pelo Sesc.

Os músicos tocarão em suas baterias ou cajons, instrumento de percussão que teve origem no Peru (colonial), onde os escravos africanos, separados dos instrumentos de percussão pelos feitores da época, utilizavam caixas de madeira e gavetas (outra tradução para cajón) para tocar seus ritmos. Daí dizer que a origem do cajon é afro-peruana.

Nenhum comentário: