AGENDA CULTURAL

18.4.15

Começa hoje a Expô de Paramator em Araçatuba

A Expô Paramotor Brasil e 3.ª Feira Internacional de Paramotor serão abertas oficialmente no sábado (18), a partir das 9h30, com encerramento na terça-feira (21), no campo utilizado pelo Clube de Paramotor Araçatuba, no jardim Universo. Até agora já está confirmada a participação de pilotos de mais de 12 estados e três países, incluindo Espanha e Portugal.

Com entrada franca ao público, o evento terá uma série de atrações. Serão realizados campeonatos, gincanas, shows com bandas, duplas e Djs durante a noite, além de praça de alimentação e até um desfile aéreo de fantasias. Pilotos conhecidos internacionalmente já confirmaram presença, entre eles o espanhol Ramon Morillaz, o “caçador de recordes”, e Lu Marini, conhecido por suas aventuras com paramotor sobrevoando os vulcões do México, a Transamazônica, o Pantanal e o rio Tietê.


Araçatuba está se destacando no cenário de paramotor, parapente impulsionado por um motor que fica acoplado ao piloto. O esporte está entre os que registraram o maior índice de crescimento nos últimos seis anos no Brasil, passando de 30 para mais de 700 pilotos. A comissão organizadora espera a participação de mais de 200.

O evento é realizado com apoio da Prefeitura de Araçatuba, por meio das secretarias municipais de Segurança, Turismo, Cultura, Esporte Lazer e Recreação e de Obras e Serviços Públicos. O prefeito Cido Sério entende que esse é um importante evento, que atrai centenas de pessoas de outras localidades, gera um atrativo para a população e movimenta os setores de hotelaria e gastronomia.

Contabilizando a quantidade de pilotos com pelo menos um acompanhante, serão 400 pessoas participando do evento, fora o público proveniente de toda a região para assistir ao espetáculo aéreo. O esporte fez com que Araçatuba ficasse conhecida internacionalmente como a capital do paramotor.

A cidade abriga uma indústria do setor, que fabrica chassis e outros acessórios, e passou a fabricar o motor Bolt. A indústria de paramotor Red Fly foi fundada em 2008, e inicialmente fabricava acessórios para o esporte. A partir de agora a empresa fabrica os motores Bolt de 200 cilindradas.

Em Araçatuba, um dos pioneiros no esporte é o instrutor Marcelo Glider, que executou algumas adaptações no parapente após fazer curso saltando de morros, e começou a praticar o esporte em Araçatuba utilizando um motor para superar a falta de montanhas para as decolagens. No início, ele utilizava um motor de aeromodelo adaptado. Voando nos altos do bairro Ipanema, o piloto começou a despertar a atenção do público e novos interessados começaram a prática do esporte na cidade. Com o tempo e descoberta de novos produtos, o esporte evoluiu, e hoje Araçatuba ocupa posição de destaque no cenário internacional.

SERVIÇO
Clube de Paramotor Araçatuba

Final da rua Conde Zepelin, no jardim Universo

Nenhum comentário: